- Banco de redações


Caminhos para superar os desafios encontrados pelos negros atualmente

Enviada em: 14/05/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Comenta-se com frequência que mesmo após passarem décadas da abolição da escravatura (Fale sobre esse momento histórico no texto), os negros continuam sofrendo preconceitos e racismo. Por conta disso, são vários os desafios enfrentados pela população negra na para a garantia de seus direitos. Diante disso, é fundamental que se faça uma análise dos desafios enfrentados pelos negros e o progresso que já alcançaram. (Reestruture o parágrafo de introdução e apresente a tese)

Nota-se que mesmo com o fim da era escravista o preconceito e o racismo encontram-se enraizados em nossa sociedade. Diariamente a população negra enfrenta diversos desafios como, por exemplo, o acesso ao mercado de trabalho, pois é notável que a maioria dos postos de trabalho de direção e chefia são preenchidos por pessoas brancas (Reestruture essa ideia). O que deixa claro a discriminação, pois, (Sem vírgula) a sociedade vê a população negra como pessoas que devem ocupar cargos que necessitam de força braçal. Outro exemplo é o fato de os negros muitas vezes serem associado à marginalidade e ao tráfico, por isso é comum ver policiais parando negros para revistar. Além disso, a própria população muitas vezes já olha para os negros com olhar de desconfiança (Evite esse tipo de construção no texto), imaginado que são pessoas de má índole. (Abordagem superficial do tema. Delimite os argumentos e os desenvolva no texto)

Apesar de todos os desafios que os negros vêem vêm enfrentado com relação ao preconceito e o racismo, o governo até que (Evite esse tipo de construção) tem tentado garantir direitos e reparar, um pouco, todos os anos de sofrimento que os negros têm enfrentado. Criou-se, por exemplo, o dia da consciência negra que é uma tentativa de fazer a sociedade rever seus conceitos e tratá-los com respeito de dignidade. Há também o sistema de cotas em universidades e em concursos públicos que facilitam tanto o acesso à educação quanto ao mercado de trabalho. (Desenvolvimento limitado. Reveja pronomes relativos para evitar o queísmo no texto)

Destarte, fica claro que o caminho para que os negros superem os desafios encontrados vai de encontro a conscientização da sociedade em ver que os negros têm as mesmas capacidades e dificuldades dos brancos (Vírgula) e que é necessário um respeito mútuo para que o direito de todos seja preservado. Também é preciso que o governo continue procurando meios para garantir os direitos iguais a toda população. (Proposta superficial)
 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas no texto estão superficiais ante ao que propõe o tema. Desse modo, delimite e desenvolva mais as discussões. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200