Em 2018, completam-se 130 anos da abolição da escravatura no Brasil. A característica atribuída ao modo de vidas das pessoas não-brancas não brancas surge dentro desse contexto (Ideia não mencionada anteriormente) de desigualdade de renda deixada pelos da escravatura no Brasil (Reestruture) , este tipo de preconceito visa analisar a desigualdade racial (Problemas na construção de sentido), os problemas enfrentados pelos negros, a falta de escolaridade, a discriminação e a inserção no mercado de trabalho (Reestruture essa ideia). A discriminação é muito grande, os negros (Vírgula) em média (Vírgula) possuem menos escolaridade do que os brancos, e a maioria delas não conseguem se inserir no ensino superior. No mercado de trabalho também são os menos favorecidos, pois possuem salários e cargos inferiores aos dos brancos. (Reestruture o parágrafo de introdução e apresente a tese)
É perceptível a situação das novas gerações de não brancos, pois pelas discriminações sofridas no passado (Desenvolva essa ideia no texto), (Sem vírgula) a sua situação de desvantagem já lhe é inata, pois eles possuem suas origens de famílias de baixa posição social (Cuidado ao fazer generalizações). Além disso, o preconceito e as constantes competições entre os mesmos use quando houver ideia de igualdade (Como assim?) e entre não brancos, (Sem vírgula) são adicionais para que as desigualdades se tornem-se mais evidentes, o legado dessa ideologia mantém as estruturas de privilégios amparados no discurso de igualdade e isenta-se de uma real contestação da hierarquização racial ligada a fatores econômicos deixado pelos colonos como sistema escravista. (Desenvolvimento limitado)
Assim, o Brasil deve combater a discriminação racial e a renda per-capita através de políticas que possibilitam aos negros o acesso à boa educação e formas de se inserirem no mercado de trabalho sem discriminação. (Abordagem superficial)
Comentários do corretor
Há problemas na progressão de sentido, dessa forma reveja coesão e coerência, além de elaborar um projeto de texto. Ademais, estude a estrutura dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 300 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |