Caminhos para o combate do racismo no Brasil - Banco de redações


Caminhos para superar os desafios encontrados pelos negros atualmente

Enviada em: 13/05/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É possível afirmar que devido à chegada oficial da colonização portuguesa no Brasil no século XVI, foi trazida uma herança cultural racista ao país, que permanece até os dias atuais. Ainda assim, houve uma grande evolução com relação a tal problemática. (Desenvolvimento limitado do parágrafo de introdução)

Pode-se perceber que tanto de forma explícita quanto implícita, (Sem vírgula) existe discriminação presente (Observe que, se existe escravidão, ela está presente) na sociedade do século XXI por conta da cor da pele ou etnia do indivíduo. Visto que é possível observar ações do tipo em notícias jornalísticas de cunho segregador e até mesmo marginalizador, também são utilizadas frases de origem escravista no cotidiano brasileiro. (Reformule esse parágrafo de desenvolvimento. Apresente dados e os desenvolva no texto)

Apesar disso, a força da luta pelos direitos que deveriam ser propriamente distribuídos a todos, (Sem vírgula) vem aumentando e ajudando a quebrar as barreiras da divergência social. Dia após dia a conscientização dos cidadãos se eleva, melhorando assim a convivência nas ruas, no lar e também nas escolas (Vírgula) onde pode-se perceber o incentivo do combate ao racismo subir. (Desenvolvimento superficial do que propõe o tema)

Sendo assim, é dever governamental utilizar meios que visam acabar com essa injustiça (Essa ideia não esta desenvolvida plenamente no texto), tais como palestras e campanhas promovidas pela prefeitura (Vírgula) modificando, portanto, o pensamento das pessoas. Além disso, a teoria (Qual? Reestruture essa ideia) que defende a superioridade racial deve ser desconstruída dentro das salas de aula, pois de acordo com o político e ativista Nelson Mandela, a educação é a maior arma que se pode usar para mudar o mundo. (Use aspas em caso de citação) Proposta de intervenção superficial

 

Comentários do corretor


Elabore um projeto de texto, visto que será um importante auxílio para garantir a progressão de sentido. Além disso, apresente fatos que possam evidenciar o problema proposto pelo tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200