Os afrodescendentes sofrem com muitas dificuldades, principalmente no Brasil (Vírgula) que foi um dos últimos países a abandonar a escravidão (Reveja essa informação). Este problema é histórico, os negros sempre sofreram com a discriminação, o racismo e preconceito (Redundância. Reestruture). Onde se tem os maiores índices de pobreza, é exatamente onde se concentra a maior parte da população negra. (Reestruture as ideias apresentadas no parágrafo de introdução. Formule a tese)
Nas universidades, tanto públicas quanto particulares, cerca de 93% dos formandos são brancos ou pardos, e isso em nosso (Evite ideia de primeira pessoa) país que a maioria da população é negra, parda e afrodescendente (Reestruture o sentido dessa oração). Este problema de poder na mão de poucos é realmente sério e acontece principalmente em países subdesenvolvidos como o Brasil, que teve suas raízes construídas sobre a escravidão que durou quase todo período em que o Brasil foi uma monarquia. (Use outros pronomes relativos. Delimite e desenvolva as discussões, uma vez que estão limitadas)
A desigualdade de raças é muito presente no país, até mesmo na população carceraria, cerca de 90% são negros. (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo)
Uma criança negra tem muito mais dificuldade para se desenvolver educacionalmente do que uma criança branca, e isso se deve pelos seguintes motivos: a maioria dos negros hoje trabalha recebendo em torno de 1 salário mínimo e meio (Como assim? Reestruture essa ideia). Outro motivo é o meio em que vivem, por serem pobres, ele não ira irão viver em um bom local (Como assim? Reestruture). A maioria vive em locais de risco como favelas, pois não pagam contas como a de luz e água. (Reveja as informações apresentadas nesse parágrafo. Evite o senso comum)
São muitos os desafios encontrados pelos negros até os dias de hoje. É dever do governo intervir nessa situação para termos uma equidade na nossa população. Uma boa medida foram as cotas raciais que podem ajudar muitos em vestibulares para o ensino superior, porém, (Sem vírgula) as cotas não vão fazer milagres (Evite esse tipo de construção). (Não compreende a estrutura do texto)
Os negros também sofrem com a falta de mobilidade, os preconceitos e casos de racismo. O governo poderia disponibilizar passes para alunos de baixa renda com preferência para os negros, e a mídia deveria incentivar a população à valorizar a cultura africana e ter uma consciência de igualdade de raças. (Não compreende a estrutura do texto. Observe o uso dos tempos verbais, dessa forma evite o passado)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, coesão e coerência, uma vez que há problemas de desenvolvimento. Além disso, apresente fatos de várias áreas do conhecimento, pois as ideias estão limitadas ao senso comum. Articule mais. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 270 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |