No livro "A resposta", de Kathryn Stockett, a personagem Skeeter resolve escrever sobre a relação entre domésticas negras e suas patroas brancas, retratando, assim, a triste violência física e moral contra aquelas elas. Apesar dessa história ocorrer na década de 1960, é uma realidade até os dias de hoje. Com isso, negros e pardos, que representam 55% da população, são vistos como inferiores aos brancos. (Desenvolva mais o parágrafo de introdução)
Em primeira análise, todo esse preconceito começa na escravidão, onde em que, (Sem vírgula) os negros viviam em condições precárias, (Sem vírgula) trabalhando para os brancos. Hoje, aqueles que foram a base da sustentação econômica e mão de obra no Brasil colonial, ainda são vistos de forma injusta. Isso evidencia-se no rendimento, na escolaridade e nas classes que esse grupo pertence. (Abordagem superficial. Desenvolva)
Segunda pesquisas (Quais?), a cada 23 minutos um jovem negro é morto no Brasil, por tirarem conclusões, apenas olhando a cor de sua pele, erradas. Em contrapartida (Vírgula) o artigo 5° da Constituição diz que todos são iguais perante a lei, sendo contraditório a realidade. (Apresente mais fatos. Articule mais)
Em razão dos fatos mencionados (Evite esse tipo de construção), é preciso que todos tenham consciência e reconheçam a desigualdade existente no país e lute por leis por leis antidiscriminação. Também são necessários os protestos, celebração das diferentes culturas e a melhoria do ensino acerca da população africana. (Proposta superficial)
Comentários do corretor
Apresente mais discussões e articule mais as ideias apresentadas, pois o desenvolvimento está limitado. Além disso, reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentivo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |