O passado histórico brasileiro é demarcado pela opressão étnica, o racismo, gerador de violência, ódio e discórdia, tornou-se um fator cultural de extrema prevalência no país e, por isso, deve ser urgentemente enfrentado, combatido e destruído para sempre (Reestruture essa ideia). Por que ele só causa dor (Evite esse tipo de construção). Já estar está mais do que comprovado de que a grande questão do preconceito é que valores de aversão à diversidade são doutrinados na sociedade e, para reverter a atual situação, é necessária uma mudança educacional que promova a igualdade e a harmonia.
É lamentável (Evite esse tipo de construção) que a escravidão brasileira mesmo banida haja um século e três décadas (Reestruture), ainda hoje esteja ligada as algemas invisíveis do preconceito, do racismo e da intolerância. A sociedade brasileira não pode nem deve compactuar com isso. Não mais! (Evite esse tipo de construção) E muito menos os governantes e educadores. É necessário uma politica de igualdade todos os nativos desta terra são brasileiros. E não só os brancos, os ricos, os poderosos e os perfeitos. No campo onde o talento é soberano tem lugar para todos, porque o talento não escolhe cor. Como nos esportes, na música e na dança. (Reestruture as discussões apresentadas nesse parágrafo)
Toda criança nasce livre de preconceito, racismo e intolerância! (Ponto final) Ela não se julga melhor nem pior que ninguém, ela só quer ser igual. São os adultos que vão doutrinando e moldando aquele pequenino ser de bondade no extremista quando crescer. Quem disse para o branco que um negro vale menos? Quem disse pra Hitler que um judeu vale menos que um alemão? Quanto vale um homem? Uma vida tem preço? Aprendemos a voar como os pássaros e a nadar como os peixes, mas não aprendemos a conviver como irmãos. Disse Martin Luther King. (Reestruture. Evite primeira pessoa)
A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à a justiça em todo o lugar. Para que o caminho da superação seja para todos (Vírgula) uma das coisas (?) importantes da caminhada, (Sem vírgula) é não buscar julgar a pessoa injusta, mas transformá-la. E isso só será possível com a educação. Por meio de enfrentar o problema, não aceitação de ser julgado pela cor. Denunciando ações de racismo. Só a educação pode transformar uma pessoa, um lugar, um país e o mundo. Já que a boa educação vem de berço. Eduque os pais que os filhos aprendem. (Evite esse tipo de construção) A igualdade é um exercício que deve ser praticado por todos cotidianamente por dever moral e cívico. Se quisermos (Evite primeira pessoa) uma nação civilizada e harmônica deve começar por nós a mudança. Igualdade e oportunidade para todos é o único caminho que levará a superação da raça humana. (Reestruture a proposta de intervenção, uma vez que está superficial)
Comentários do corretor
Evite evidenciar argumentos do senso comum no texto. Além disso, apresente discussões de várias áreas do conhecimento que possam "ilustrar" o seu posicionamento acerca do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |