De acordo com o Art 5 da Constituição, todos são iguais perante a lei. No entanto, percebe-se que isso realmente não funciona na prática, pois os negros ainda encontram diversos desafios para superar dentro do tecido social brasileiro. Uns Alguns desses fatos a serem enfrentados é a falta de oportunidade em engessar (?) no ensino superior e a segurança precária.
Em primeiro plano, evidência-se que a sociedade atual é de modelo excludente, onde em que para conseguir entrar na universidade, (Sem vírgula) necessitar passar primeiro pelo sistema de cotas (Como assim? Por que é excludente? Não ficou claro. Reestruture). Devido a essa realidade, muitos acabam sem formação profissional e futuramente desempregados. Segundo Nelson Mandela: " A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo " (Ponto final) Diante disso é essencial que haja uma educação igualitária para todos. (Reestruture as discussões apresentadas nesse parágrafo. Desenvolva mais)
Além disso, outro fato que não pode se negligenciado é a precariedade da segurança pública para os negros. Em decorrência disso eles são os que mais sofrem homicídios e (Vírgula) com o passar dos anos, os dados só tendem em aumentar (Desenvolva mais essa ideia, pois está superficial). Onde quem é de origem afrodescendente (Vírgula) na maioria das vezes, levam a fama de ser violentos (Como assim? Reestruture essa ideia). Por residirem em regiões periféricas, sendo que eles são os que mais sofrem, por ter uma segurança digna de ir e vir sem preocupações. (Reformule as discussões apresentadas nesse parágrafo)
Portanto, medidas públicas são necessárias para alterar esse cenário. Logo (Vírgula) cabe ao Ministério da Educação (MEC), (Sem vírgula) ampliar as vagas para que todos tenham uma formação que necessitam (Problemas na construção de sentido), por meio da ampliação do sistema de cotas com o intuito de todos terem chances iguais. Além disso (Vírgula) o Ministério da Justiça e Segurança Pública, (Sem vírgula) devem punir criminosos que praticam crimes raciais com mais rigor, fazendo com que os mesmos (Use quando houver ideia de igualdade) prestem serviços comunitários à ONG's e instituições de reabilitação. A partir dessas ações, espera-se que a sociedade do Brasil esteja de acordo com o Art 5 da Constituição Federal, onde todos em (?) os mesmos direitos.
Comentários do corretor
Dicussões pertinentes ao tema, mas precisam ser delimitadas e mais exploradas no texto. Além disso, reveja coesão e coerência, uma vez que há problemas na construção de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |