A cultura brasileira é muito rica, pois abrange indivíduos de diversas etnias. No entanto, apesar dessa enorme miscigenação o país bate recorde no que se refere à discriminação racial. De acordo com o site Uol, a cada dia 66 pessoas negras são assassinadas totalizando 4.290 óbitos por ano. Nesse contexto, torna-se evidente que é preciso analisar como a base da sociedade brasileira e a educação influenciaram na problemática em questão.
Desde os primórdios (Evite expressões clichês no texto) da sociedade que é possível perceber como o preconceito esteve presente no mundo inteiro, porém essa questão ganhou muita ênfase durante o processo de colonização do Brasil quanto quando a corte portuguesa trouxe consigo muitos negros para explorarem o território até então desconhecido. Negros e índios foram escravizados e eram tratados como animais (Vírgula) e mesmo após a princesa Isabel assinar a Lei Áurea (Explique o que é a Leia Áurea no texto) e abolir a escravidão (Vírgula) os negros continuaram por muito tempo a exercer os trabalhos mais inferiores e menos remunerados, situação esta que se estende até os dias atuais. (Delimite as discussões e as desenvolva mais no texto)
Além das influência causada pela base da sociedade é necessário frisar que a educação foi um fator determinante nessa problemática, pois nem sempre a população pôde usufruir de uma educação laica e gratuita, logo muitos não tiveram a oportunidade de aprender e repassar para seus filhos que nenhuma raça é superior a outras (Reveja essa ideia). Assim como Nelson Mandela dizia: Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião (Em caso de citação, use aspas). Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar.
Torna-se notório que a questão da discriminação racial deve ser revista. Assim, é indubitável que o governo derrube essa concepção de supremacia racial por meio de políticas públicas (Quais?) e programas infantis (Vírgula) e que torne as penas para racismo mais severas. Ademais, é preciso que haja um alto investimento na capacitação de professores, nas estruturas das escolas e nos materiais oferecidos para os alunos para que os educandos sejam ensinados a interpretar o mundo e não apenas a decorar grafemas, pois como Paulo Freire dizia: “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”. Dessa forma, o Brasil será um país justo e harmônico.
Comentários do corretor
As dicussões apresentadas no texto são pertinentes ao tema, mas precisam ser delimitadas e mais desenvolvidas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |