Negros, no Brasil (Vírgula) atualmente (Vírgula) têm sofrido preconceito com a contra sua cor, muitos negros não conseguem emprego, (Sem vírgula) e tem enfrentados desafios com a discriminação. (Desenvolvimento limitado do parágrafo de introdução. Apresente as discussões que serão retomadas ao longo do texto e a tese)
Os negros (Use sinônimos) vivem em uma sociedade onde há intolerância contra a cor da pele, muitas pessoas vê veem os negros como bandido, ladrão. Empresas no Brasil por não demonstrarem isso, mas que existe ainda no mundo ,não aceitam pessoas de cor (Como assim? Ficou estranho) em sua empresa, outros indivíduos não querem estar perto de um negro por achar sujo. (Abordagem baseada no senso comum. Apresente dados no texto)
A falta de emprego, humilhação, dor têm feito parte da metade da população negra no Brasil e muitos têm a autoestima afetada, falta de coragem para seguir em frente e enfrentar desafios que possam vir por motivo da cor. Os negros que sofrem preconceito além de perderem muitas oportunidades, também podem se sentir inseguros quanto a si mesmo. (Abordagem superficial. Reestruture)
Portanto, a discriminação deve ser combatida, os negros devem ter o direito de existir na sociedade, direito de ser diferente, já existe leis contra a discriminação (Quais?), e que os negros façam parte juntos em uma sociedade de igualdade para todos. (Apresente e desenvolva a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Apresente discussões acerca do tema e as desenvolva no texto, uma vez que a abordagem do tema está superficial. Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 300 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |