- Banco de redações


Caminhos para superar os desafios encontrados pelos negros atualmente

Enviada em: 06/05/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A busca por igualdade de oportunidades para os negros no Brasil é um desafio centenário,  que possui inúmeros entraves pelo caminho. Observando a história do país, nota-se que o centro desse obstáculo remonta a formação cultural brasileira, (Sem vírgula) desde o período de colonização portuguesa. Medidas estão sendo executadas para superar essa adversidade da sociedade brasileira. (Reestruture as discussões apresentadas no parágrafo de introdução)

Dados estatísticos apontam que o Brasil foi o país que mais recebeu escravos durante o mercantilismo europeu, (Ponto final) Após a abolição da escravatura em 1888, milhares de antigos cativos, (Sem vírgula) passaram a marginalização da sociedade por falta de oportunidade de inserção social (Resstruture essa ideia). Como consequência dessa situação os negros passaram a obter os maiores índices de analfabetismo, menores taxas de empregos formais e maiores taxas de crimes que resultou em cerca de 60% da população carcerária do país. (Delimite os argumentos e desenvolva mais)

O artigo 5 da Constituição Federal descreve que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, ou seja, uma garantia de igualdade jurídica e social, embora na prática a lei frequentemente não é cumprida. Exemplo como o Pastor Martin Luther King (Vírgula) que buscava pacificamente (Vírgula) nos Estados Unidos  nos anos 1960 a igualdade de negros e brancos, mostra o papel que a organização social possui na construção de uma sociedade. (Discussão limitada)

Portanto, indubitavelmente, superar os desafios para a igualdade dos negros é fundamental para o país. Medidas como as cotas raciais são positivas para esse fim, o a rigidez da lei contra o crime de racismo afetará diretamente, (Sem vírgula) diminuindo as taxas desse crime. Criação pelas secretarias da educação e justiça de projetos educacionais como palestras escolares, debates nos meios de comunicação com objetivo de conscientizar as famílias da importância do convívio pacífico, somado com iguais oportunidades para qualquer etnia ou grupo social é essencial para o exercício da cidadania brasileira. (Proposta superficial)
 

Comentários do corretor


Os argumentos são pertinentes ao tema, no entanto desenvolvidos de modo limitado. Elabore um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200