A liberdade precisa de condições para ser exercida em sua plenitude. - Banco de redações


Caminhos para superar os desafios encontrados pelos negros atualmente

Enviada em: 06/05/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Os obstáculos enfrentados pelos negros de hoje são consequências, (Sem vírgula) derivadas de fatores históricos e administrativos, cujo o impacto negativo refletiu e ainda reflete no comportamento, na política e até mesmo na organização das cidades. Um dos reflexos negativos ocasionados pelo fator histórico-administrativo, e que hoje é frequentemente observado, é são a violência e a precariedade das periferias em diversas cidades do país, periferias essas que são resultantes da falta de amparo aos negros após a promulgação da Lei Aúrea em 1888, quando os negros recém alforriados, sem poder aquisitivo para arcar com os altos custos das cidades, migraram para morros e outras áreas sem desenvolvimento algum. São problemas como esse e muitos outros, cuja negligência política permitiu que perdurassem até os dias de hoje, que causam conflitos e geram obstáculos aos negros no Brasil. (Discussões pertinentes ao tema, no entanto precisam ser delimitadas no parágrafo de introdução e mais desenvolvidas nos próximos parágrafos)

Além da discriminação pela questão racial e social — pois uma grande parcela da população negra brasileira encaixa-se em situação de vulnerabilidade socioeconômica —, é observada uma diferença substâncial nas oportunidades que são ofertadas a negros e brancos, embora o artigo quinto da Constituição Federal de 1888 estabeleça que todos têm direito à igualdade, não somente de tratamento, mas também de oportunidades. Um exemplo prático (Evite esse tipo de construção) é que, até uma década atrás, os negros ainda eram minoria nas universidades brasileiras, e que hoje não o são, em grande parte, graças à polêmica Lei de Cotas (Vírgula) aprovada em 2012, que define, por decreto, que 50% das vagas nas instituições de ensino superior brasileiras sejam reservadas para negros, pardos e índios. (Reestruture as discussões)

A Lei de Cotas não é, porém, suficiente para suprir todas as discrepâncias existentes no sistema em relação aos negros. As estatísticas (Apresente no texto) mostram que é difícil para um negro conseguir um cargo com elevado prestígio social e que forneça estabilidade financeira, e que, uma vez adquirido esse status, é ainda mais difícil para o negro mantê-lo em relação ao branco. É imprescendível, poritanto portanto, a atuação e comprometimento do Poder Público para mudar esses índices, atráves de medidas que melhorem a educação e o acesso à saúde e ao saneamento básico nas periferias, além da segurança, para que os negros tenham uma chance real de viver a liberdade que por eles foi conquistada. (Proposta superficial)

Comentários do corretor


Discussões pertinentes ao tema, no entanto os argumentos precisam ser mais delimitados e desenvolvidos para evitar uma abordagem superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200