É de consenso que, (Sem vírgula) as pessoas negras enfrentam vários problemas em relação a sua cor, principalmente desigualdades financeiras. Dentre vários casos de preconceitos, destacam-se: a discriminação já presente nas escolas, (Sem vírgula) e também nas desiguais oportunidades de empregos para essas pessoas. (Reestruture as ideias apresentadas no parágrafo de introdução)
Sabe-se que, muitas crianças, ainda nas escolas, sofrem discriminações por serem de uma cor diferente, tais como: piadinhas por colegas de sala de aulas sobre cabelo, comparações contundentes com sua cor de pele e isolamento por preconceito. Desta forma (Vírgula) espera-se que professores não deixem passar impunem impunes essas brincadeira de mal mau gosto, pois isso contribui para o aumento gradativamente do preconceito. (Reestruture as ideias apresentadas nesse parágrafo)
Além disso, o preconceito está presente principalmente no mercado de trabalho, onde em que se torna uma tarefa cada vez mais árdua conseguirem uma vaga em cargos de grande importância. Ainda convém lembrar os preconceito com os cotistas nas universidades e concursos públicos, pois muitos ainda não concordam com as cotas. Sendo assim (Vírgula) espera-se que as pessoas abram sua mente (Evite esse tipo de construção), (Sem vírgula) e revejam seus conceitos, e principalmente olhem para o passado e vejam o que essas pessoas já sofreram.
Diante do exposto, conclui-se (Redundância) que a desigualdade pela cor de pele dos negros (Reestruture) é ainda muito frequente nos dias atuais, e terão uma grande luta para superar totalmente esses preconceitos inadmissíveis. Portanto (Vírgula) fica claro que medidas têm que ser tomadas, como por exemplo: a conscientização da população e educação nas escolas e pelos pais que é primordial, porque a educação é a base de tudo. (Desenvolvimento limitado da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reestruture as discussões apresentadas no texto, uma vez que estão superficiais. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |