De acordo com o sociólogo alemão Émile Durkheim, a sociedade pode ser comparada a um "corpo biológico", por ser, assim como esse, composta por partes que interagem entre si. Desse modo, para que esse organismo seja igualitário e coeso, é necessário que o direito de todos os cidadãos sejam garantidos. No entanto, isso, no Brasil, não ocorre, pois a população negra ainda, mesmo diante de avanços sociais no país, é alvo de preconceito e discriminação. (Ótimo parágrafo de introdução)
O Brasil se caracteriza por uma colonização exploratória, monocultora e latifundiária (Reestruture essa ideia). Nesse contexto de domínio europeu, milhares de africanos foram tragos trazidos compulsoriamente ao Brasil para comporem compor o sistema escravista. A população de africanos foi exposta à doutrinação religiosa, ao trabalho desumano e a discriminação social, ou seja, sua história foi marcada por ausência de direitos necessários a um condição digna de vida. (Ideias pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais desenvolvidas para evitar a superficialidade)
Tal conjuntura de exclusão social (Explore mais essa ideia no texto), mesmo depois de séculos de abolição da escravatura em terras tupiniquins, ainda persegue os afrobrasileiros (Reestruture essa ideia). Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) - organizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (Vírgula) entre 2011 e 2015 - os negros representam 55% da população brasileira e que essa maioria tem menores salários, pouca escolaridade e alta mortalidade. (Desenvolvimento limitado)
Assim, diante desse cenário de exclusão histórico-social, o Governo Brasileiro toma medidas que ajudam a diminuir as disparidades que marcam o país. As ações afirmativas, por exemplo, permitem jovens negros -majoritariamente pobres no Brasil - a competirem de forma mais justa aos exames de acesso às principais universidades públicas brasileiras. O acesso a uma educação superior é uma das maiores ferramentas de ascensão social que esses jovens possuem.
Em decorrência disso, cabe ao Governo Federal e ao terceiro setor (Desenvolva essa ideia) a tarefa de reverter esse cenário. O terceiro setor - composto por associações que buscam se agrupar para conseguir melhorias na sociedade - deve, através de mais palestras, grupos de discussão e a mídia, conscientizar as famílias de todo o Brasil sobre a cultura plural que compõe o país e mitigar a discriminação racial desde a educação infantil. O Governo Federal, por fim, deve intensificar a expansão de mais direitos sociais à população afrobrasileira. Dessa forma, o Brasil será, de fato, um Estado Democrático de Direito. (Proposta superficial)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas no texto são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser mais desenvolvidas. Desse modo, elabore um projeto que auxiliará no desenvolvimento das ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |