O preconceito racial faz morada onde há ignorância - Banco de redações


Caminhos para superar os desafios encontrados pelos negros atualmente

Enviada em: 05/05/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Embora brancos, negros e qualquer outra raça seja considerada igual perante a Constituição, na prática ainda há diferenças. Sendo assim, afrodescendentes acabam encontrando dificuldades quanto a inserção em setores como o mercado de trabalho e universidades. Além disso, os negros são pouco ou mal representados na mídia e a cultura afro, no Brasil, ainda encontra resistência para ser aceita, mesmo com a imensa contribuição para a formação dos costumes brasileiros. (Boas ideias, no entanto precisam ser reestruturadas)

O sonho de Martin Luther King, líder do movimento dos direitos civis negros nos EUA, era que os indivíduos fossem julgados pela personalidade e não por cor de pele. Contudo, esta realidade segue distante. (Como essa ideia se relaciona com as demais?) Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o acesso de pessoas negras à educação de qualidade segue restrita, representam apenas 12% dos estudantes universitários. Consequentemente os afrodescendentes são as maiores vítimas do desemprego, já que são 63% dos desocupados no Brasil, de acordo com o IBGE. (Desenvolva mais)

Da mesma forma, a população negra encontra barreiras na questão da representatividade na mídia. Uma vez que, somente em 2018, (Sem vírgula) foi possível ter um filme de super-herói com um elenco predominantemente negro, o longa "Pantera Negra", que possui uma das maiores bilheterias da história da Marvel. Por outro lado, personagens de destaque social como a juíza Raquel, da novela "O Outro Lado do Paraíso", interpretado por Érika Januza, atriz negra, ainda são raros na dramaturgia brasileira. Todavia, em outros espaços midiáticos, afrodescendentes também sofrem discriminação, como o caso de Maju Coutinho, da TV Globo. A jornalista chegou a prestar queixa por racismo sofrido através de comentários na internet. (Reestruture as discussões apresentadas nesse parágrafo. Delimite e desenvolva)

Por isso, é preciso reafirmar o papel do negro na sociedade, dando-lhe o devido destaque. Com a finalidade de promover a cultura afro, o Estado deve trabalhar na criação de centros que ofertem aulas de Capoeira, Maracatu, Maculelê e outras manifestações do gênero e que sejam abertos para toda a comunidade civil. Além disso, o Ministério da Educação (MEC) mesmo tendo em suas diretrizes a adoção da cultura afro-brasileira nas escolas, pode atuar no incentivo de competições entre estudantes sobre a formação étnica do Brasil, instigando ainda mais a pesquisa por parte dos alunos. Dessa maneira, a sociedade teria mais armas contra preconceito, uma vez que o mesmo se dá através do desconhecimento. (Proposta superficial)

Comentários do corretor


Discussões pertinentes, no entanto limitadas. Desenvolva mais. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200