No Brasil, desde a colonização, há um processo de sincretismo, (Sem vírgula) em que a cultura da nação sofre influência africana, europeia e indígena. Entretanto, devido a grande valorização e hegemonia das tradições e das características do povo europeu. Até hoje, (Sem vírgula) há uma exaltação de tudo que vem do branco (Vírgula) e desprezo e preconceito pelo que é de origem negra, tornando um país racista e muito injusto, que mesmo ciente de tal prática, permanece excludente ao longo dos séculos. (Reestruture as ideias apresentadas no parágrafo de introdução)
Essa discriminação é amplamente difundida á sociedade mundial. É explícito e reforçado pela mídia. Nos meios de comunicação de massa, como o cinema, a televisão e a internet, são visíveis a falta de espaço para a produção de origem afrodescendente e a ausência de papéis principalmente de protagonistas em filmes, séries e novelas para atores negros. Contudo, quando existem personagens disponíveis, são usados para a construção de estereótipos preconceituosos, a exemplo de negros retratados como criminosos ou trabalhadores de subempregos. (Reestruture as discussões apresentadas nesse parágrafo)
Fica evidente que os desafios são muitos, e a superação só com ação para a mudança do atual contexto de desigualdades entre raças, que continua assolando o país. O Ministério da Educação (MEC) deve realizar a inserção de tópicos fundamentais (Desenvolva mais essa ideia) no currículo escolar para a formação cidadã, para o entendimento da construção sincretista brasileira e também deve ser discutido nas aulas de Sociologia a importância do negro na sociedade e o seu legado cultural. Como Machado de Assis, que é considerado um dos grandes gênios da história da literatura, ao lado de autores como Dante, Shakespeare e Camões. Além disso, o Ministério da Cultura deve usar de seus recursos para que promova na diversidade da cultura nacional a desconstrução da imagem estereotipada que difama o negro. E que assim fique claro que o lugar do negro é onde ele quiser. (Reformule a proposta de intervenção)
Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito. (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo)
Machado de Assis
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão), uma vez que não compreende o desenvolvimento. Além disso, desenvolva mais as discussões apresentadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |