Embora fosse apenas em Maio de 1888 que ocorrera a assinatura da Lei Áurea, que garantia a extinção da escravidão no Brasil, com o evento (Qual?) da atualidade e dos tempos modernos (Ficou estranho. Reestruture), vemos (Evite primeira pessoa) novamente o tabu que lá atrás onde muitas páginas do passado são viradas (Evite esse tipo de construção), o mesmo problema desigual das civilizações volta em discussão. Afinal, com os novos preceitos morais é tornou-se possível flagrar aspectos que se assemelham a características atribuídas anteriormente no Oriente, na Europa Feudal e em outros focos residuais de outras sociedades. Um de seus exemplos é a desocupação onde quem mais sai prejudicado são os pobres (Vírgula) e em sua maioria dentro de um contexto estatístico, os negros. São 53,6% dos brasileiros que representam aproximadamente 76% da população pobre, operária e (Vírgula) muitas vezes, de baixa renda que hoje em dia competem no mercado e (Vírgula) muitas vezes (Use sinônimos para "resgatar" o sentido), se veem desvalorizados. Somos (Evite ideia de primeira pessoa), após a Nigéria, o segundo país a comportar maior número de afrodescendentes no mundo. (Delimite as discussões. Apresente a tese)
Mesmo que ainda ocasiona-se leis com rigor referente a prática de racismo - onde em que qualquer expressão verbal, psicológica ou física é considerado um crime grave, há ainda focos que desassociam a mentalidade e costumes que estão atrelados nas pessoas desde muito cedo (Vírgula) e que como um país em fase de desenvolvimento, dificulta o amadurecimento e a estratificação social sendo avaliada como impiedosa em muitos casos. Pessoas que ainda possuem pouco acesso à universidade, contato sociocultural e religiosa. Outro exemplo é o feriado dado pela República, do dia 20 de Novembro, coroando Zumbi dos Palmares como um símbolo para diversas pessoas de etnias negras comemorado apenas em 21 municípios (Reveja essa informação). O valor da religiosidade ancestral também demonstra ser um dos problemas que está sequentemente atrelado ao fator da parcialidade social. (Evite o excesso de informações. Desenvolva mais)
Não é novidade que o Brasil (Vírgula) com o passar das décadas, tornou-se a nação em que mais acolhe diversidade mundial e que por consequência, (Sem vírgula) também resulta em novos cidadãos frutos de novas uniões. Isso (Sem vírgula) de fato, contribuiu muito para o reconhecimento no exterior. Da miscigenação trouxeram povos que carregam consigo, (Sem vírgula) heranças herdadas de pais, avós e bisavós onde no qual corresponde um histórico naturalmente preservado que necessita ser ampliado. Conforme dadas as evoluções dentro do quadro humano, nossa humanidade igualmente necessitaria acompanhar o mesmo fluxo de evolução. Enquanto propagar a capacidade de acesso e oportunidades a estes, perceberemos que a retribuição e o enriquecimento popular é ainda maior do que imaginávamos (Evite primeira pessoa). Possibilidade que de alguma maneira, (Sem vírgula) torne-se uma taxa maior ao acesso à educação, a retirada da margem da sociedade garantindo futuro e empregabilidade melhor para que nestes meios, (Sem vírgula) ocasione patriarcalmente um resultado vindouro para o futuro. Que possibilite a liberdade de expressão entre os costumes e crenças naturalmente impressas em seus convívios, de cultivo no conhecimento de outros interessados que abolidos de círculos predominantes - músicas folclóricas, customização e comportamento - acabam sentindo-se menosprezados e que por fim adequem-se a compreensão pluricultural de Sul à Norte. O gesto mais cidadão que possuímos,(Sem vírgula) é a capacidade de aceitarmos e divergimos o que possuímos no berço da nossa história. (Reestruture)
Comentários do corretor
Observe que há um limite de 30 linhas. Além disso, não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Elabore um projeto de texto para auxiliar no desenvolvimento de ideias. Ademais, não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 300 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |