Todo Brasileiro Tem - Banco de redações


Caminhos para superar os desafios encontrados pelos negros atualmente

Enviada em: 04/05/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A cultura brasileira é uma das mais ricas do mundo, tendo em vista que sua herança cultural tem participação das outras quatro regiões do globo, com destaque ao continente africano, que tanto contribuiu durante os anos de estadia no país. Com ajuda de uma breve reprise (Evite esse tipo de construção), é possível lembrar do tráfico negreiro e de todos os combate às desigualdades sofridas pelos africanos. (Reestruture as ideias apresentadas no parágrafo de introdução. Apresente a tese)

O preconceito e a desigualdade com relação aos “negros” (termo usado pelo próprio IBGE, sinônimo de obscuro, tenebroso, infeliz. (Sem ponto final)) (Reestruture essa ideia) está plenamente explícito no dia-a-dia dia a dia dos cidadãos. Confirma-se nas coisas (?) mais simples, como por exemplo, nos personagens que são transformados em bonecas baseadas no perfil do europeu: brancas, loiras, cabelo liso, olhos azuis. Ou seja, na infância, são impostos os primeiros padrões de beleza (com base em vestígios históricos), e nasce a não-aceitação não aceitação da figura do preto na sociedade. Atualmente constituem 55% de toda a população brasileira, porém, Sandra de Sá contradiz o fato, protestando em sua música: “A verdade é que você (todo brasileiro tem!), tem sangue crioulo” (Vírgula) mas a minoria se preocupa com isso. (Reestruture as ideias apresentadas nesse parágrafo)

A falta de reconhecimento por parte de várias entidades públicas, (Sem vírgula) ajuda na consolidação da ideia de que o próprio meio social cria e pretende erradicar (Como assim? Desenvolva mais essa ideia). Exemplo disso são as cotas raciais, (Sem vírgula)  (que são vistas como forma de estampar a suposta falta de capacidade, tirar vaga de brancos e vitimizar o afro-descendente.) e o grande número de negros que são vítimas de violência.

Perante toda essa análise (Evite esse tipo de construção), concluí-se que (Redundância. Use conjunções conclusivas) é impossível negar a existência do preconceito, (Sem vírgula) e a extrema necessidade de cada indivíduo desenvolver a tolerância racial, compreendendo que todos são iguais perante a lei, tem direito a liberdade, igual dignidade assegurados (artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos), de forma a continuar com manifestações e passeatas pacíficas pelas ruas e avenidas do Brasil. A educação e o respeito são os melhores caminhos para combater as dificuldades enfrentadas pelos negros no país. (Abordagem superficial da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


"Todo brasileiro tem". As discussões apresentadas  são pertinentes ao tema proposto, no entanto precisam ser mais desenvolvidas, uma vez que estão limitadas. Desse modo, elabore um projeto de texto para melhorar o desenvolvimento de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200