A luta do negro por seu lugar na sociedade - Banco de redações


Caminhos para superar os desafios encontrados pelos negros atualmente

Enviada em: 03/05/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Já dizia um diplomata (Apresente no texto): '' A escravidão permanecerá por muito tempo como característica nacional do Brasil.'' (Ponto final) Joaquim Nabuco, jornalista e abolicionista (Vírgula) que defendia o fim da escravidão (Redundância) que deveria ser realizada numa consciência nacional dos benefícios que resultariam a sociedade brasileira (Desenvolva mais). Mas após a assinatura da Lei Áurea pela princesa Isabel (Vírgula) que libertou os escravos de seus senhores (Vírgula) uma nova escravidão faz jus as palavras deste senhor: O o preconceito, a marginalização e a sociedade opressora (Reestruture esse período).

Segundo pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)  cerca de 55% da população brasileira é considera (?) negra ou parda. Mora em locais de risco, favelas ou comunidades. Em sua maioria não possui acesso aos serviços básicos, (Sem vírgula) como educação e qualidade de vida (Desenvolva essa ideia). Tem o maior índice de mortes assassinatos ainda na juventude. Grande parte da população carcerária é de negros e não possuem o ensino fundamental completo. (Delimite e desenvolva as discussões)

Mesmo com a criação de programas de auxílio e incentivo (Quais? Cite-os no texto) voltado também para a população negra, poucos fazem uso, (Sem vírgula) por desconhecimento ou por falta de incentivo e conscientização. Dificuldades para encontrar emprego e socialização, à busca por dinheiro rápido e em abundância os levam para o caminho mais fácil facéis: das drogas e a marginalização. (Desenvolvimento limitado)

É preciso buscar políticas públicas mais eficazes, focando justamente nas áreas onde habitam, buscando valorizar a primeira infância. Transformar escolas e o ensino em qualidade. Buscar a motivação, conscientização que vale a pena adquirir conhecimento. Garantir inserção no mercado de trabalho e torná-lo mais vantajoso que o crime organizado. (Proposta superficial. Reestruture e desenvolva as ideias apresentadas)


 

Comentários do corretor


O desenvolvimento das ideias apresentadas no texto está limitado. Apresente mais discussões, além de mencionar mais dados para ilustrar o seu ponto de vista acerca do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200