Já dizia um diplomata (Apresente no texto): '' A escravidão permanecerá por muito tempo como característica nacional do Brasil.'' (Ponto final) Joaquim Nabuco, jornalista e abolicionista (Vírgula) que defendia o fim da escravidão (Redundância) que deveria ser realizada numa consciência nacional dos benefícios que resultariam a sociedade brasileira (Desenvolva mais). Mas após a assinatura da Lei Áurea pela princesa Isabel (Vírgula) que libertou os escravos de seus senhores (Vírgula) uma nova escravidão faz jus as palavras deste senhor: O o preconceito, a marginalização e a sociedade opressora (Reestruture esse período).
Segundo pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cerca de 55% da população brasileira é considera (?) negra ou parda. Mora em locais de risco, favelas ou comunidades. Em sua maioria não possui acesso aos serviços básicos, (Sem vírgula) como educação e qualidade de vida (Desenvolva essa ideia). Tem o maior índice de mortes assassinatos ainda na juventude. Grande parte da população carcerária é de negros e não possuem o ensino fundamental completo. (Delimite e desenvolva as discussões)
Mesmo com a criação de programas de auxílio e incentivo (Quais? Cite-os no texto) voltado também para a população negra, poucos fazem uso, (Sem vírgula) por desconhecimento ou por falta de incentivo e conscientização. Dificuldades para encontrar emprego e socialização, à busca por dinheiro rápido e em abundância os levam para o caminho mais fácil facéis: das drogas e a marginalização. (Desenvolvimento limitado)
É preciso buscar políticas públicas mais eficazes, focando justamente nas áreas onde habitam, buscando valorizar a primeira infância. Transformar escolas e o ensino em qualidade. Buscar a motivação, conscientização que vale a pena adquirir conhecimento. Garantir inserção no mercado de trabalho e torná-lo mais vantajoso que o crime organizado. (Proposta superficial. Reestruture e desenvolva as ideias apresentadas)
Comentários do corretor
O desenvolvimento das ideias apresentadas no texto está limitado. Apresente mais discussões, além de mencionar mais dados para ilustrar o seu ponto de vista acerca do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |