Relativo ao livre porte de armas no Brasil, é possível destacar tantos pontos positivos como negativos. Se por um lado, (Sem vírgula) permite que a população defenda-se da violência que assola o país; (Vírgula) por outro, (Sem vírgula) pode ser uma ameaça a mais, já que são poucos o que tem o devido treinamento para o manuseio apropriado. (Reestruture o parágrafo de introdução)
Segundo dados da Anuário Brasileiro de segurança pública, foram registrados 61,6 mil mortes violentas no país. Diante disso, surge nos indivíduos o desejo pela própria segurança e, como o estado não consegue manter a ordem, sentem-se na necessidade de prevenir-se, encontrando nas armas de fogo refúgio. (Desenvolva mais)
No entanto, são poucos os que têm a devida preparação para o manuseio de armas de fogo, haja vista que os cursos de capacitação são caros. Logo, o objeto de defesa vira mais uma ameaça, já que pode ser surrupiada e ser usado contra aquele que a comprou com forma de defesa. (Desenvolvimento limitado)
Sendo assim, mais do que liberar o livre porte, é necessário que o Estado aumente o investimento na segurança pública (Vírgula) a fim de conseguir manter a integridade do cidadão. Além disso, o Ministério da Educação (Mec), em parceria com agentes de segurança (Vírgula) devem realizar palestas com a intenção de mostrar a população dos riscos do porte de armas. E, assim, a sociedade não caía nos Estado de natureza de Thomas Hobbes, em que são todos contra todos. (Delimite e desenvolva mais as discussões)
Comentários do corretor
Elabore um projeto de texto para auxiliar no desenvolvimento das ideias apresentadas, uma vez que estão limitadas. Não deixe de exercitar a sua escrita..
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |