Um artigo do site Exame mostra que o Brasil é um dos países mais violentos do mundo, ocupando o 16º lugar no ranking. Para a maioria da população brasileira, a única forma de combater a violência é autorizando o livre porte de armas para civis. Mas o que acontecerá se todo cidadão possuir uma arma em casa? Essa é a forma mais sensata para combater a onda de agressividade que toma conta do país? (Ideias pertinentes ao tema, mas precisam ser reestruturadas)
Muitas vezes, os policiais, que são encarregados da segurança pública e são treinados para manusear uma arma, acabam errando o alvo e atirando em pessoas inocentes. Se um policial que recebe treinamento é capaz de errar, quem dirá um civil comum? No Brasil, pessoas agridem ou assassinam por puro preconceito ou racismo, e quem sofre essas agressões quer fazer justiça com as próprias mãos. O brasileiro não tem estrutura psicológica para manusear armas e muito menos instrução para portar tal objeto. (Reestruture)
Em muitos países onde o porte de arma foi proibido, o índice de violência caiu significativamente, o que se deve ao investimento na educação e a projetos de conscientização da população. No Brasil, infelizmente, os jovens não têm grandes perspectivas para o futuro, pois a educação é péssima e as oportunidades são raras para pessoas de níveis sociais mais baixos. Por isso, muitos jovens acabam seguindo o caminho da violência (Ponto final)
Portanto, o que diminuirá a violência no país não será o livre porte de armas (Vírgula) e sim a melhoria e o investimento na educação, o preparo e incentivo de jovens para o mercado de trabalho e projetos de conscientização . (Sem ponto final) da população. (Reestruture e desenvolva a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser mais desenvolvidas no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |