A livre posse de armas de fogo para civis, (Sem vírgula) não contribui para o desenvolvimento da sociedade, pelo contrário, puxa para trás. Nesse sentido, vale ressaltar os impactos ocasionados pela não restrição do porte: aumento da mortalidade e crescente de furtos. (Apresente mais discussões)
Criada pelo Congresso Nacional, a lei 10.826/2003 do Estatuto de Desarmamento, (Sem vírgula) proibia a comercialização por ser uma das causas da crescente violência, e mesmo assim, (Sem vírgula) muitos cidadãos adquirem esses meios através de contrabando e tráfico. O que mais que se vê em jornais são notícias de apreensão desses objetos, famílias assassinadas, pessoas utilizando para fazer justiça com as próprias mãos, vítimas de balas perdidas. Tornando legal, é indubitável que a brutalidade cresça. (Ideias pertinentes ao tema, mas precisam ser reestruturadas)
Além disso, a maioria das periferias abrigam moradores que manuseiam esses equipamentos de tiro, (Sem vírgula) para efetuar assaltos em bancos, rodovias, estacionamentos, comércios e até nas calçadas. Não se esquecendo dos transportes coletivos, que muitas das vezes carregam marcas de disparos por furtos mal sucedidos (Reestruture essa ideia). Infelizmente a situação está fugindo do controle para os defensores públicos, deixando o país cada vez mais perigoso de se viver.
O Brasil, portanto, por meio da ação do governo, deve desaprovar mudanças no regulamento. Em contrapartida, deve criar políticas de melhoramento nos postos policiais, aumentar as viaturas, abrir maiores vagas para capacitação das forças auxiliares para assim os mesmos garantir a segurança do país. (Proposta superficial. Desenvolva mais)
Comentários do corretor
Desenvolva mais as discussões apresentadas no texto, pois estão limitadas. Além disso, reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |