- Banco de redações


O livre porte de armas no Brasil: avanço ou retrocesso?

Enviada em: 26/03/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É notório que o livre porte de armas no Brasil, (Sem vírgula) está trazendo bastante dúvidas, tendo em vista não só aqueles que consideram esse projeto de muita vantagem para a sociedade, mas também a outros que defendem o desarmamento. (Desenvolvimento limitado. Apresente mais discussões)

Relativo ao avanço, nota-se que a liberdade de escolha e o direito à autodefesa são pilares de uma sociedade livre e democrática. Andar armado nas ruas é considerado por muitas pessoas um direito que o cidadão tem de se defender da violência, dando-lhes também a chance de proteger sua família no caso de um assalto domiciliar ou quando for exposta a situações de risco a qualquer instante. (Discussão limitada)

Entretanto, os que apoiam o retrocesso afirmam que mais armas, (Sem vírgula) geram mais crimes. Mais armamento aumenta os homicídios, os suicídios, os acidentes de adultos, jovens e até mesmo crianças. Qualquer briga de trânsito ou qualquer que seja o motivo poderá terminar em morte. (Reestruture e desenvolva mais)

Dessa forma, para o país avançar é prescindível que essa liberação vem venha acompanhada de outras medidas, tais como os que fosse ser candidato ao porte de armas deveria ser colocada uma série de restrições, por exemplo, sua ficha de antecedentes criminais deverá estar limpa, não ser um alcoólatra, ter habilidades técnicas dentre outras leis. Além disso, é necessário o desarmamento dos criminosos, investimento na educação de crianças e adolescentes para tirá-los da rota do crime. (Proposta superficial. Delimite e desenvolva mais)
 

Comentários do corretor


Articule mais as ideias apresentadas no texto, pois estão limitadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200