Legítima defesa (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo)
A teoria de Darwin nos traz (Evite primeira pessoa) o conceito de que quem se adapta vive melhor, visto que vivemos (Eviteprimeira pessoa) em um país com altos índices de criminalidade, (Sem vírgula) é plausível que haja o livre porte de armas para a população. Dessa maneira são é um retrocesso as leis que desarmam a sociedade, pois no mundo contemporâneo há déficit de policiais e de segurança.
De um lado a carência de forças de segurança gera maior violência (Por quê? Justifique essa afirmação no texto), principalmente nas capitais Brasileiras (Como assim? Reestruture essa ideia). Como foi noticiado recentemente pela mídia o caso do senhor conhecido como “Marechal”, de 70 anos que foi assassinado por traficantes após ajudar um policial, então é notável que a quantidade de agentes não supre a necessidade da população (Reestruture essa ideia). Dessa forma é de suma importância que indivíduos possuam armas para sua legitima defesa e, assim, diminuam os números de mortes violentas.
De outro lado a falta de segurança é um empecilho no direito de ir e vir da sociedade. O economista e escritor do livro “Preconceito contra as armas”, John Lott (Vírgula) defende a ideia de que, (Sem vírgula) quanto mais permissão para o porte de arma, mais difícil para um criminoso atacar uma vítima. Desse modo (Vírgula) além da segurança (Vírgula) o fato das armas possuírem registros é imprescindível para a solução de crimes, aumentando ainda mais a segurança da população.
Pode-se perceber, portanto, que é um avanço para o país o livre porte de armas é de grande importância que seja reestabelecida na sociedade a segurança e que os índices de mortes violentas diminuam. Precisa-se que o governo implante medidas como possuir ficha limpa, oferecer treinamento e realizar testes psicológicos rígidos em indivíduos que desejem o porte. Também se faz necessário que se fiscalize os estabelecimentos que irão comercializar as armas para que (Evite o queísmo no texto) as medidas protetoras sejam seguidas e a população tenha segurança.
Comentários do corretor
Desenvolva mais as ideias apresentadas no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |