Em todos os âmbitos da sociedade, sejam guerras ou dominações, as armas estão intimamente ligadas à violência e o seu livre porte é um retrocesso para a evolução da humanidade. No Brasil, isso não muda e, com isso, é necessário analisar a problemática em questão. (Desenvolva mais as discussões)
Primeiramente, destaca-se o contexto sociocultural brasileiro como responsável pelo problema. Segundo o filósofo Pierre Bourdieu, a sociedade tende a incorporar estruturas passadas e a reproduzi-las ao longo do tempo. A partir disso, nota-se o trauma da população adquiridos da ditadura militar de 1964 e, nos dias atuais, as pessoas tendem a acreditar que o livre porte de armas favorece a isonomia entre cidadãos de bem e criminosos. Contudo, é fácil observar que o problema gira em torno da falta de educação de qualidade e da precariedade dos sistemas penitenciários, que ao invés de preparar o indivíduo para se reintegrar à sociedade, forma “doutores” especializados em violência.
Outrossim, vale salientar ainda a omissão do governo perante o assunto. De acordo com o filósofo Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado. Com isso, na atual conjuntura, observa-se os altos índices de corrupção afetando, diretamente, o descaso com as políticas públicas de segurança (Desenvolva mais essa ideia). Em decorrência disso, é mais fácil cometer crimes, visto que os indivíduos não são inibidos (Desenvolva mais). Segundo o site Exame, o Brasil é o país com o maior número de homicídios com armas de fogo do planeta, com cerca de 36,7 mil casos, em 2010.
Em síntese, algumas revisões são necessárias. Em razão disso, o Legislativo deve criar leis que priorizem a rigorosidade e a qualidade na educação brasileira, (Sem vírgula) através de reformas do sistema (Delimite essa proposta). O governo, deve também reformular as penitenciárias, oferecendo cursos profissionalizantes obrigatórios aos presidiários, (Sem vírgula) com o intuito de inseri-los, sem perigo, na sociedade. Ademais o governo deve disponibilizar verbas para os estados para contratação de novos profissionais da área de segurança, a fim de minimizar a criminalidade no país. Contudo (Reveja a inadequação dessa conjunção), os cidadãos brasileiros não precisarão pensar em portar armas de fogo.
Comentários do corretor
Ótimas ideias, mas algumas precisam ser mais desenvolvidas. Não deixe de exercitar a sua escrita..
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |