O uso de arma de fogo é mostrado em alguns filmes e séries como um meio apropriado e seguro para promover a segurança do indivíduo, pois é retrato como um mecanismo de defesa e que provoca temor, (Sem vírgula) caso alguém queira assaltar ou usar de violência. É apenas ficção e tem o intuito de disseminar um ponto de vista diferente do que acontece na realidade, entretanto. Pois possuir armas em casa não aumenta a segurança, assim como não representa o fim da violência.
Antes do estatuto do desarmamento (Vírgula) que entrou em vigor a partir do ano de 2003 no Brasil, após um plebiscito, era possível adquirir porte de arma um cidadão que estivesse com vinte e um anos de idade e seguisse alguns requisitos, como no Art°7..” o requerente comprovar idoneidade, comportamento social produtivo, efetiva necessidade, capacidade técnica e aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo” da lei 9437/97. Mas apesar de exigir tais critérios, aparentava passar certa segurança, o números de mortes no Brasil tendia a aumentar, mostrando que o porte e posse de arma não eram um fator preponderante para controlar a violência no país. Assim como, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o bairro do Jardim Ângela, em São Paulo (Vírgula) em 1996 (Vírgula) foi considerado o mais perigoso do mundo, isso em um período que era permitido a compra de arma, logo ter não apresentava garantias de proteção. (Delimite as discussões)
Do mesmo modo para que diminua as violências que assolam um determinado local é necessário haver investimentos em diversos setores da sociedade, como na educação, política de distribuição de renda, segurança pública e sistema carcerário, por exemplo. Pois, uma vez investindo nesses setores será possível desenvolver políticas preventivas, para que as ações criminosas não ocorram e (Vírgula) com isso, ocorrerá a diminuição da insegurança. Mas é preciso, também, não pensar na arma de fogo como o cerne da solução, já que isto é ignorar os demais aspectos que circundam a violência no Brasil, como má distribuição de renda, educação de baixa qualidade, entre outros. Visto que tais pontos colocam a sociedade em igualdade e evitam que as pessoas busquem situações ilegais para manter a sobrevivência. (Delimite as discussões)
Logo, é preciso olhar a sociedade de modo mais holístico, pensando que para manter a sociedade segura é preciso investir em todos os setores que propiciem a igualdade social como educação e distribuição de renda. Pois, (Sem vírgula) ir de encontro ao que foi estabelecido no estatuto é ignorar os demais aspectos e colocar nas mãos dos cidadãos, os que podem adquirir uma arma, a responsabilidade pela própria segurança. E ao transferir essa responsabilidade, além de atestar a incompetência do Estado para nos proteger (Evite primeira pessoa), também deixará de lados pesquisas, como a apresentada Daniel Cerqueira e Danilo Santa Cruz, técnicos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), que reiteram o crescimento acelerado da posse de armas entre 1983 e 2003, ano da promulgação do Estatuto do Desarmamento e dos homicídios que foi de 8,36% ao ano entre 1980 e 2003.
Comentários do corretor
Observe que você ultrapassa o limite de 30 linhas. Além disso as ideias são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser delimitadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |