Entende-se que, (Sem vírgula) é inegável o debate por parte da sociedade acerca da legalidade do porte de arma de fogo a todo cidadão no Brasil (Vírgula) pois, (Sem vírgula) os detentores do desarmamento afirmam que haveriam menos criminalidade. Já os opositores acreditam que a sociedade não se manteriam mais como condição de vítima perante os criminosos. (Reestruture as ideias apresentadas nesse parágrafo. Apresente a tese)
A sociedade clama por mais segurança no convívio social. Observamos (Evite primeira pessoa) inúmeros casos de vítimas por crimes contra o patrimônio, contra a vida e esses números são alarmantes. Após sancionar a lei do desarmamento no país em 2003, houve uma queda desses crimes provocados por armas de fogo segundo uma pesquisa realizada pelo mapa da violência em 2014. A taxa desses crimes aumentava em 7% ao ano. Assim, apenas a vigoração da lei não foi suficiente para debelar essa mazela social. (Delimite e desenvolva mais as discussões)
Segundo oposicionistas à lei de acessibilidade ao porte de arma, a liberação do armamento a todo e qualquer cidadão os colocariam em equidade do ponto de vista de forçar vítima (Como assim?). Uma vez que, (Sem vírgula) um indivíduo comum adquire a sua própria arma não seria coagido ou mantido sob violência ou grave ameaça. Em citação, a suécia a cada 100 habitantes, 30 possuem arma e o número de crimes são menores que o Brasil. A partir desse contexto os índices de delitos poderiam reduzir no país. (Delimite as discussões)
Portanto, o debate sobre a liberação do porte de arma no Brasil a todo cidadão é marcado por antagonismo de opiniões .Contudo, não se vence a violência e criminalidade de uma nação armando a sua população apenas. É preciso, (Sem vírgula) medidas complementares como: aumento de salário e capacitação técnica e psicológica de policiais, leis mais rígidas e políticas de igualdade de oportunidades a jovens de baixa renda. Assim, (Sem vírgula) teremos (Evite primeira pessoa) um país com mais paz e justo (?). (Reestruture e desenvolva a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Além disso, delimite e desenvolva as discussões apresentadas no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita..
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |