Em pleno século XXI, ainda se discute a possibilidade de se conceder ou não, (Sem vírgula) a autorização para qualquer cidadão ter uma arma em seu poder. É nítido que a violência é um dos problemas mais graves da sociedade atual e conceder respaldo legal a qualquer pessoa para possuir uma arma, (Sem vírgula) agravaria ainda mais a situação da violência.
As mais variadas formas de violência, principalmente os homicídios, já se tornaram uma rotina no nosso cotidiano. Dificilmente não vemos (Evite primeira pessoa) notícias em meios de comunicação em que uma pessoa atentou contra a vida de outra e os motivos são os mais variados possíveis: uma briga de trânsito, uma discussão entre vizinhos e casos de traição entre casais são exemplos claros de que qualquer que seja o motivo, às vezes se torna necessária uma resposta ao ato ocorrido. Portanto, se situações em que pessoas fazem justiça com as próprias mãos ocorrem com frequência, sem nem mesmo ter permissão legal para ter consigo uma arma, evidentemente conceder o porte legal de armas a qualquer cidadão, agravaria em grande proporção o quadro de homicídios no nosso país. (Reestruture esse parágrafo. Delimite e desenvolva mais as ideias)
Dessa forma, percebe-se que essa proposta de lei, se aprovada, faria com que tudo o que foi feito para combater a violência até hoje fosse anulado, de forma que isso facilitaria ainda mais para que atentados à vida alheia ocorressem. Cabe ao poder legislativo, (Sem vírgula) barrar a proposta no congresso nacional e proporcionar à população campanhas de instrução de como agir diante de uma situação de atrito entre duas pessoas e também punir praticadores de atos violentos, para assim, obter resultados visíveis no que diz respeito ao combate à violência. (Desenvolva a proposta de intervenção, pois está limitada)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Além disso, delimite e desenvolva mais os argumentos apresentados no texto, pois estão limitados. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |