Educação como arma - Banco de redações


O livre porte de armas no Brasil: avanço ou retrocesso?

Enviada em: 21/03/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Brasil os dias mais recuados de sua infância, o dia em que dissera: Serás livre, o dia em que dissera: Serás grande, apareciam-lhe, ainda agora, com seu futuro particular, como um pequenino céu pessoal e bem redondo em cima dele, e esse futuro era ele, tal e qual era agora, cansado e amadurecido. Tinham direitos sobre ele e através de todo aquele tempo decorrido mantinham suas exigências, e ele tinha viva a esperança, porque o seu presente negligente e cético era o velho futuro dos dias passados. Era a ele que tinha esperado vinte anos, era dele, desse país cansado, que uma criança dura exigira a realização de suas esperanças; dependia dele que os juramentos infantis permanecessem infantis para sempre, ou se tornassem os primeiros sinais de um destino. Seu passado sofria sem cessar os retoques do presente; cada dia vivido destruía um pouco mais os velhos sonhos de grandeza, e cada novo dia tinha um novo futuro; de espera em espera, de futuro em futuro, a vida dele deslizava docemente...em direção a quê? (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Reformule o parágrafo de introdução e apresente a tese)

Quando os ricos fazem a guerra são os pobres que morrem. Sempre foi assim e sempre será (Cuidado ao fazer esse tipo de afirmação). O Brasil está sem comando, sem controle e sem paz, agora não é a hora de colocar mais lenha na fogueira, é hora de jogar água e resfriar as cinzas. Depois do golpe, no Brasil (Vírgula) só restou ódio e muita violência, as pessoas não se respeitam mais, nem os mortos respeitam mais. (Evite esse tipo de construção. Desenvolva mais a ideia desse parágrafo)

Viver é um estado de equilíbrio constante entre tomar decisões e sofrer as consequências que ela implica. Os Estados Unidos estão sofrendo as duras consequências por não se importar com as pessoas, só com os lucros e com o financiamento das próximas campanhas politicas (Cuidado ao fazer esse tipo de afirmação). Gente não dá em árvores nem são feitas em serie (Reestruture essa ideia). O governo não pode impedir uma chuva, uma tempestade, uma enchente e nem uma catástrofe natural. Mas pode impedir que muitas pessoas sejam mortas ou feridas por causa do livre acesso as armas. (Reestruture as ideias desse parágrafo)

Será um retrocesso negligente liberar as armas de fogo. O pior mal é aquele ao qual nos acostumamos. Não podemos nos acostumar com a violência cotidiana e cruel que destrói vidas, sonhos e esperanças de um futuro de paz. O presente precisa de retoques, não de armas. O Brasil precisa voltar a sonhar com um futuro de grandeza, em direção ao desenvolvimento, à igualdade e a oportunidade para todos. Não existe vento favorável para um governo que não sabe aonde ir. O mundo deve usar a educação como arma e nunca as armas como educação. (Reestruture as ideias apresentadas nesse parágrafo. Além disso, desenvolva mais a proposta de intervenção, pois está limitada)
 

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, pois a problemas de adequação e de desenvolvimento das ideias apresentadas. Não deixe de exercitar a sua escrita..


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     300


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200