Os Estados Unidos hoje chora seus mortos, por causa da liberdade as armas (Evite esse tipo de construção. Reestruture essa ideia). Lá qualquer um pode comprar armas, sem restrições nem controle. E cada um por qualquer motivo torto pode causar uma tragédia anunciada. Passeatas, debates, e pressão do povo americano não são o bastante para sensibilizar o congresso e mudar a lei. (Reestruture e apresente a tese)
O Brasil não precisa que as armas sejam de livre comércio, pois é um país muito violento, não pode dar certo (Reformule essa ideia). Quem teve essa infeliz ideia? (Evite esse tipo de construção) Não é possível que os parlamentares brasileiros não vejam que se nos EUA, que é um país rico e civilizado, com uma policia preparada e atuante, se lá não existe favelas nem guetos, nem subúrbios violentos, e mesmo assim eles não conseguem impedir as mortes de inocentes, imaginem aqui, onde tudo no mundo é motivo de morte. (Reestruture e apresente um dado que evidencie essa afirmação)
É muita responsabilidade muito grande (Reestruture essa ideia), para não ser tão levada a sério uma questão desse porte. Vai ser à volta ao faroeste, já pensou no duelo das torcidas rivais armadas com armas de fogo? Eles agridem seus adversários com pau, pedra e tudo o que acham no caminho, imagine com uma arma de fogo e farta munição. Será uma carnificina por semana. (Reformule e desenvolva mais)
Quando o diálogo, a educação, o respeito e o amor não resolvem mais nada, tem algo muito errado no mundo (Evite esse tipo de construção). E não são as armas que vão resolver. A bancada da bala, como é popularmente conhecida, não está pensando no povo (Vírgula) e sim no dinheiro. Talvez a bancada da bala também queira investir em cemitérios, funerárias e floriculturas em todo o país (Reformule). O governo não deve aceitar esse retrocesso. Esse assunto deve ser morto e sepultado para o bem de todos. As armas não trazem segurança nem paz, só mortes e guerras. Pelo bem da vida: armas não. (Reformule e desenvolva a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Além disso, elabore um projeto de texto e desenvolva mais os argumentos, pois estão limitados. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 300 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |