O livre porte de armas no Brasil divide opiniões, de um lado os pró-armas que acham um avanço, pois garante a legitima defesa. E de outro lado os formadores de opiniões os que acham um retrocesso social, pois isso irá aumentar os índices de violência no país. (Reestruture e desenvolva mais o parágrado de introdução. Apresente a tese)
O poeta romano Ovídio falou em uma de suas poesias: “As armas podem mais que as leis.” (Vírgula) tal fato se torna verídico na sociedade atual, visto que foram registradas 61.619 mortes por armas de fogo no ano de 2016 no país, isso comprova que somente as leis não são mais capazes de garantir a segurança. Embora seja um direito garantindo na constituição federal de 1988, e sejam cobrados impostos tão altos para manter gastos públicos que deveriam garantir esse direito, mas com isso se torna necessário que a população tenha que garantir sua segurança. (Reestruture esse parágrafo)
Entretanto, ao entrar em vigor em 2003 (Vírgula) o Estatuto do Desarmamento, que garantiu a posse de armas de fogo ilegal (Reveja essa ideia) diminuíram os números de suicídios de acordo com uma pesquisa realizada pela Unesco. E estabeleceu um controle de compra e venda de armas, diminuindo assim o número de tráficos. (Não compreende a estrutura do texto. Reestruture)
Portanto, tendo em vista os aspectos observados embora ainda haja grandes desafios a serem cumpridos a liberação de arma de fogo não irá solucionar a insegurança e a violência no país, mais algumas outras medidas podem ser tomadas, como por exemplo a igualdade social dando oportunidades de educação de qualidade e emprego aos jovens de classe baixa. Maiores oportunidades no mercado de trabalho com salários justos, e principalmente que seja tratado do assunto em ambientes escolares, mídias sociais e meios de comunicação para explicar os seus direitos na sociedade para que a paz seja feita de forma pacifica pois (Vírgula) como já afirmava Nícolas Maquiavel: “As armas devem ser usadas em última instância, onde e quando os outros meios não bastem.”.
Comentários do corretor
Elabore um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação. Além disso, desenvolva mais as discussões apresentadas no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |