Os índices de violência nos grandes centros urbanos têm subido cada vez mais e isso tem motivado a discussão sobre o livre porte de armas de fogo aos cidadãos comuns no Brasil. Segundo pesquisa divulgada pelo jornal Folha de São Paulo (Vírgula) em 2018 (Vírgula) o percentual de contrários ao porte tem reduzindo a cada ano de 68% em 2013 para 55% em 2017. A impressão de que arma protege é um ledo engano. (Reestrutur o parágrafo de introdução. Apresente a tese)
Primeiramente o simples fato de ter uma arma não garante segurança. Tarde de 26/02/18 um policial militar é morto, com seu próprio revólver, pelo assaltante em tentativa de roubo a moto no centro da cidade de São Paulo (Evite esse tipo de construção. Reestruture essa ideia). Esse é apenas mais um dentre os diversos casos semelhantes noticiados pelos jornais de profissionais preparados e que, mesmo assim, são mortos com seu próprio instrumento de trabalho. (Desenvolva mais)
Ademais armar a população é como ver duas crianças brigando sendo que uma delas está com um pau na mão e a outra não (Evite esse tipo de construção. Reestruture essa ideia). No lugar de tomar o objeto que pode feri-las oferece-se outro àquela que estava “desarmada”. É claro que isso não é a melhor saída. Pode ser desastroso ambas armadas. O necessário é que o armamento ilegal não entre no país. (Reestruture e desenvolva mais)
Diante do exposto é preciso, portanto, que as forças de segurança do Estado impeçam o tráfico de armas que abastece o crime que ceifa a vida de uma miríade de inocentes (Reveja essa ideia. De que maneira ela está ligada ao tema?). Mais blitz e apurações de denúncias nas estradas, portos e aeroportos. Além da aplicação de penas que desestimulem a atividade ilegal. A mídia necessita fazer campanhas que conscientizem a população que esse aparente poder concedido por uma pistola é um retrocesso. “Se quiser pôr à prova o caráter de um homem, dê-lhe o poder” Abraham Lincoln já postulava os perigos do poder e indo além de sua ideia o bom caráter não é comum a todos da sociedade contemporânea. (Reestruture e desenvolva mais a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Elabore um projeto de texto antes de começar a desenvolver a redação, pois isso auxiliará naprogressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |