Sem segurança não há avanço - Banco de redações


O livre porte de armas no Brasil: avanço ou retrocesso?

Enviada em: 17/03/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Para tratar deste assunto primeiramente deve-se saber diferenciar o porte de armas com a posse de armas. Posse é o ato de possuir uma arma em sua residência, o que é legalizado, desde que o indivíduo seja o dono da residência e esteja capacitado. O porte de armas é o ato de transportar uma arma de fogo em locais públicos. (Não compreende a estrutura do texto. Reestruture e apresente a tese)

O fato de ter uma arma de fogo consigo não anula as possibilidades de ser morto em um assalto ou qualquer outro ato de criminalidade, pois querendo ou não os criminosos já têm uma certa habilidade em relação as armas, o que deixa o cidadão brasileiro um passo atrás por não ter muito contato com tal objeto. (Reestruture as ideias e desenvolva mais)

Além disso, os índices de mortalidade aumentariam ao invés de diminuir, pois em qualquer situação em que uma pessoa se sentisse ameaçada bastava pegar sua arma e atirar. (Não compreende a estrutura do texto)

Para o avanço do país precisa-se ir mais além do que apenas legalizar o porte de armas. Necessita-se tomar medidas tais como, (Sem vírgula) o desarmamento de criminosos, melhorias na segurança e educação, leis mais severas e acabar de vez com a corrupção. (Desenvolva mais a proposta de intervenção, uma vez que está limitada)

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     300


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200