No Brasil, é crescente o nível da violência onde faz com que os cidadãos de bem (O que caracteriza esse "cidadão de bem") vivam inseguros e com medo, tendo como consequência eles sentirem a necessidade de se defender de alguma forma, então, pensam no livre porte de armas. (Desenvolva mais o parágrafo de introdução)
Por um lado, a legalidade de ter uma arma, traria para as pessoas uma forma de defesa, elas teriam a possibilidade de adquirir algo que, (Sem vírgula) em situações de perigo sem esse porte não existiria. (Não compreende a estrutura do texto)
Mas, em outro ângulo, só aumentaria o número da violência por meio de armas, haveria uma probabilidade maior das pessoas morrerem por diversos motivos como não saber manusear uma arma. (Não compreende a estrutura do texto)
Os brasileiros não têm educação para essa legalização (Cuidado ao fazer esse tipo de afirmação). Atualmente, pessoas se matam por possuírem opiniões divergentes, pela opção sexual e até cor da pele, é triste a situação em que os únicos seres pensantes do planeta conseguiram entrar. (Não compreende a estrutura do texto)
Portanto, não seria interessante a legalização do porte de armas, (Ponto final) Primeiro (Vírgula) o país deveria investir em educação (Vírgula) pois como dizia Pitágoras: " Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos" (Vírgula) e também em segurança já que estamos (Evite primeira pessoa) em um estado crítico
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Além disso, apresente fatos e discuta no texto, uma vez que o desenvolvimento de ideias está limitado. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 300 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |