O acesso ao livre porte de armas no Brasil é um uma questão que tem muita ênfase na atualidade, (Sem vírgula) devido aos altos índices de violência e também ao fato de que os deputados analisam a possibilidade de flexibilizar o porte de armas no país. No entanto, essa atitude é vista por muitos como equivocada, pois a maioria da população não possui destreza nem preparo para manejar uma arma de fogo. Desse modo, fica evidente que ao invés de armar a população é necessário investir na educação e na incorporação de jovens na sociedade.
Desde o Brasil colonial que a sociedade prioriza a mão-de-obra escrava e os grandes latifundiários, com isso os conceitos se basearam em um patriarcalismo onde no qual os governantes visam apenas o lucro ao invés de valorizar a formação qualificada de seus cidadãos (Desenvolva essa ideia no texto). A educação brasileira se desenvolveu de maneira errônea (Como assim? Desenvolva essa ideia no texto) resultando em um ensino decadente, escolas extremamente danificadas e salas superlotadas, por isso muitos efebos de 15 a 17 anos desistem de estudar e entram para o mundo do crime.
A inserção de jovens em conflito com a lei na sociedade é algo muito difícil no país, já que o mesmo (Use quando houver ideia de igualdade) não possui uma estrutura planejada para lidar com estes jovens, nem mesmo profissionais qualificados para acompanhar e orientar cada um deles. Assim é inevitável que o próprio deixe o mundo do crime e retorne a sua vida original (Cuidado ao fazer esse tipo de afirmação). No Brasil é comum a ocorrência de homicídios, furtos e principalmente tráfico de drogas cometidos por adolescentes, de acordo com o site Exame são cerca de 192 mil infratores.
Torna-se evidente que os malefícios da nação não serão solucionados com o livre porte de armas, mas sim com investimentos em outros setores. Dessa forma, é indispensável que os governantes invistam em políticas que priorizem a capacitação das crianças e jovens por meio de novas estratégias que não se firmem em valores ideológicos autoritaristas construídos ao longo da história (Essa ideia não foi evidenciada no texto). Tal como Paulo Freire discursava é preciso que haja uma relação de igualdade e cumplicidade entre educador e aluno. Ademais, por meio de projetos de lazer envolvendo principalmente esportes e também por meio de acompanhamento profissional os jovens não teriam motivos para regressar ao mundo do crime. Assim sendo, a sociedade brasileira não precisaria se preocupar e viveria em constante harmonia.
Comentários do corretor
Desenvolva mais as ideias que foram apresentada no texto, uma vez que estão limitadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |