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O livre porte de armas no Brasil: avanço ou retrocesso?

Enviada em: 13/03/2018

Status:

Corrigida
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Sob a perspectiva do cineasta Sergio Leone na ficção “Era uma vez no Oeste”, em 1968, foi arquitetado de maneira realista a violência que se tinha na época, com acesso à armas as pessoas resolviam suas diferenças em carnificinas, que tinham como motivação disputa de terra, dinheiro e poder. Não muito diferente de hoje a violência é ocasionada pela desigualdade, (Sem vírgula) na qual muitos brasileiros que vêm de famílias desestruturadas, (Sem vírgula) e carentes se entregam ao crime. Desta maneira tem-se discutido muito se a lei que garante a flexibilidade à posse de armas pelos cidadãos podem trazer segurança e diminuir a atual criminalização do país.

De acordo com os dados de segurança pública divulgados pelos O jornal estado de São Paulo (Vírgula) no primeiro semestre de 2017, no Brasil (Vírgula) foram registrados 28,2 mil homicídios dolosos, lesões corporais seguidos de morte ou latrocínio e (Vírgula) além de casos de roubos seguidos de morte (Vírgula) e o número de mortes por armas de fogo só tem aumentado. Na ocasião, o IPEA (Instituto de pesquisa Econômica Aplicada) chegou a comparar os dados de violência no Brasil e no mundo a conclusão que os atentados terroristas do mundo nos cinco primeiros meses de 2017 não superam a quantidade de homicídios registrados em três semanas de 2015 no Brasil. (Delimite o argumento e desenvolva mais)

Diante das evidências argumentadas no texto (Evite esse tipo de construção), sugere-se que a legalização do porte de armas para civis não é a melhor maneira de possibilitar segurança das mesmas (Use quando houver ideia de igualdade), notado que há a possibilidade de aumentar a violência, e não diminuir a matriz do problema que é a desigualdade social, a falta de emprego, educação e a saúde que são os maiores desencadeadores de delinquência (Desenvolva mais essa ideia no texto, pois ela está apresentada de modo superficial). Como exemplo fale-se pode-se citar os Estados Unidos que apesar de ser um país desenvolvido, com leis eficientes, e com a legalidade de armas para a população (Vírgula) também registrou vários incidentes por armas de fogo como o tiroteio em um festival de música em Las Vegas em 2017. Diante dessa informação, há a necessidade do Brasil melhorar primeiramente estabilidade econômica e educacional do país (Como assim? Como essa ideia se relaciona com a do período anterior?).

Logo, um possível caminho para trazer segurança a sociedade é por meio das políticas públicas (Quais?), visando projetos de incentivos educacionais de qualidade principalmente nas periferias onde tem-se as maiores comunidades carentes. Os meios de comunicação por intermédio de palestras poderão contribuir ao colocar em debate o tema, como forma de conscientização dos riscos de se ter uma arma em casa. “A violência é uma questão de poder. As pessoas se tornam violentas quando se sentem impotentes”, segundo Friedrich Schiller. As armas foram feitas exclusivamente para matar, e mais armas não significa mais segurança ou paz. (Reestruture o parágrafo de conclusão e desenvolva a tese)




































 

Comentários do corretor


O texto apresenta discussões pertinentes ao tema, no entanto estão limitadas a exposição. Articule mais as informações apresentadas no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200