Sob a perspectiva do cineasta Sergio Leone na ficção “Era uma vez no Oeste”, em 1968, foi arquitetado de maneira realista a violência que se tinha na época, com acesso à armas as pessoas resolviam suas diferenças em carnificinas, que tinham como motivação disputa de terra, dinheiro e poder. Não muito diferente de hoje a violência é ocasionada pela desigualdade, (Sem vírgula) na qual muitos brasileiros que vêm de famílias desestruturadas, (Sem vírgula) e carentes se entregam ao crime. Desta maneira tem-se discutido muito se a lei que garante a flexibilidade à posse de armas pelos cidadãos podem trazer segurança e diminuir a atual criminalização do país.
De acordo com os dados de segurança pública divulgados pelos O jornal estado de São Paulo (Vírgula) no primeiro semestre de 2017, no Brasil (Vírgula) foram registrados 28,2 mil homicídios dolosos, lesões corporais seguidos de morte ou latrocínio e (Vírgula) além de casos de roubos seguidos de morte (Vírgula) e o número de mortes por armas de fogo só tem aumentado. Na ocasião, o IPEA (Instituto de pesquisa Econômica Aplicada) chegou a comparar os dados de violência no Brasil e no mundo a conclusão que os atentados terroristas do mundo nos cinco primeiros meses de 2017 não superam a quantidade de homicídios registrados em três semanas de 2015 no Brasil. (Delimite o argumento e desenvolva mais)
Diante das evidências argumentadas no texto (Evite esse tipo de construção), sugere-se que a legalização do porte de armas para civis não é a melhor maneira de possibilitar segurança das mesmas (Use quando houver ideia de igualdade), notado que há a possibilidade de aumentar a violência, e não diminuir a matriz do problema que é a desigualdade social, a falta de emprego, educação e a saúde que são os maiores desencadeadores de delinquência (Desenvolva mais essa ideia no texto, pois ela está apresentada de modo superficial). Como exemplo fale-se pode-se citar os Estados Unidos que apesar de ser um país desenvolvido, com leis eficientes, e com a legalidade de armas para a população (Vírgula) também registrou vários incidentes por armas de fogo como o tiroteio em um festival de música em Las Vegas em 2017. Diante dessa informação, há a necessidade do Brasil melhorar primeiramente estabilidade econômica e educacional do país (Como assim? Como essa ideia se relaciona com a do período anterior?).
Logo, um possível caminho para trazer segurança a sociedade é por meio das políticas públicas (Quais?), visando projetos de incentivos educacionais de qualidade principalmente nas periferias onde tem-se as maiores comunidades carentes. Os meios de comunicação por intermédio de palestras poderão contribuir ao colocar em debate o tema, como forma de conscientização dos riscos de se ter uma arma em casa. “A violência é uma questão de poder. As pessoas se tornam violentas quando se sentem impotentes”, segundo Friedrich Schiller. As armas foram feitas exclusivamente para matar, e mais armas não significa mais segurança ou paz. (Reestruture o parágrafo de conclusão e desenvolva a tese)
Comentários do corretor
O texto apresenta discussões pertinentes ao tema, no entanto estão limitadas a exposição. Articule mais as informações apresentadas no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |