O Brasil enfrenta uma grave realidade na segurança pública, e nesse momento sempre vem à discussão sobre o porte de armas no país. É um tema que afeta grande parte da população, mas que deve ser bem estudado antes de um debate. (Desenvolva mais o parágrafo de introdução)
O entendimento de posse e porte de arma é primordial para o debate desse tema. A posse significa basicamente o direito de possuir uma arma de fogo em sua residência, enquanto o porte permite ao individuo o direito de circular pela rua, salvo os locais restringidos por lei. As pessoas contra o porte de arma argumentam que a enorme taxa de homicídio no Brasil que está por volta de 30 mortes para cada 100 mil habitantes, (Sem vírgula) tende a aumentar, (Sem vírgula) graças ao despreparo da população, que poderia entrar em conflitos na rua por motivos fúteis, como uma briga de trânsito. (Delimite as informações e desenvolva mais)
Os defensores do direito ao porte de arma de fogo argumentam que a garantia de proteção da própria vida deve ser papel também do individuo, não apenas das forças de segurança do estado, principalmente em áreas rurais em que a presença policial é baixa, em relação aos centros urbanos. O argumento que as armas provocam mais violência é contestado com dados históricos e estatísticos, décadas atrás o porte de armas no país era mais comum, a taxa de homicídios cometidos por arma legalizada era baixíssima. A opinião da maioria da população deve ser respeitada em um sistema democrático, durante o referendo das armas de 2005, 63% da população votou a favor do comércio de armas de fogo, porém o resultado foi ignorado pelo congresso e pelo executivo nacional. (Reestruture e desenvolva mais os argumentos)
Entre os primeiros artigos da constituição está que o poder emana do povo, por meio de representantes eleitos ou diretamente, por meio de plebiscitos e referendos. Pesquisas de opinião e o referendo de 2005 mostram que o porte de armas deve ser ampliado, com critérios justos e objetivos para a sua execução, excluindo pessoas que respondem processos judiciais, indivíduos com doenças mentais, permitindo maior alcance das armas no país, mas com responsabilidade social. (Reestruture e desenvolva a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Argumentos pertinentes ao tema, no entanto precisam ser mais desenvolvidos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |