- Banco de redações


O livre porte de armas no Brasil: avanço ou retrocesso?

Enviada em: 13/03/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Brasil enfrenta uma grave realidade na segurança pública, nesse momento sempre vem à discussão sobre o porte de armas no país. É um tema que afeta grande parte da população, mas que deve ser bem estudado antes de um debate. (Desenvolva mais o parágrafo de introdução)

O entendimento de posse e porte de arma é primordial para o debate desse tema. A posse significa basicamente o direito de possuir uma arma de fogo em sua residência, enquanto o porte permite ao individuo o direito de circular pela rua, salvo os locais restringidos por lei. As pessoas contra o porte de arma argumentam que a enorme taxa de homicídio no Brasil que está por volta de 30 mortes para cada 100 mil habitantes, (Sem vírgula)  tende a aumentar, (Sem vírgula) graças ao despreparo da população, que poderia entrar em conflitos na rua por motivos fúteis, como uma briga de trânsito. (Delimite as informações e desenvolva mais)

Os defensores do direito ao porte de arma de fogo argumentam que a garantia de proteção da própria vida deve ser papel também do individuo, não apenas das forças de segurança do estado, principalmente em áreas rurais em que a presença policial é baixa, em relação aos centros urbanos. O argumento que as armas provocam mais violência é contestado com dados históricos e estatísticos, décadas atrás o porte de armas no país era mais comum, a taxa de homicídios cometidos por arma legalizada era baixíssima. A opinião da maioria da população deve ser respeitada em um sistema democrático, durante o referendo das armas de 2005, 63% da população votou a favor do comércio de armas de fogo, porém o resultado foi ignorado pelo congresso e pelo executivo nacional. (Reestruture e desenvolva mais os argumentos)

Entre os primeiros artigos da constituição está que o poder emana do povo, por meio de representantes eleitos ou diretamente, por meio de plebiscitos e referendos. Pesquisas de opinião e o referendo de 2005 mostram que o porte de armas deve ser ampliado, com critérios justos e objetivos para a sua execução, excluindo pessoas que respondem processos judiciais, indivíduos com doenças mentais, permitindo maior alcance das armas no país, mas com responsabilidade social. (Reestruture e desenvolva a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


Argumentos pertinentes ao tema, no entanto precisam ser mais desenvolvidos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200