Mais avanços ou mais violência? - Banco de redações


O livre porte de armas no Brasil: avanço ou retrocesso?

Enviada em: 13/03/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Primeiro temos que compreender (Evite primeira pessoa) a diferença entre "posse" e "porte" de armas. (Não compreende a estrutura do texto)

Perante a lei nº 10.826/2003 o porte de armas no Brasil é regulado através de um Estatuto do Desarmamento (Vírgula) que desde 2005 visa diminuir a violência no País. (Não compreende a estrutura o texto)

A posse de armas consiste em possuir uma arma em sua residência ou em seu local de trabalho desde que o indivíduo seja o proprietário legal do estabelecimento. De acordo com os requisitos de Estatuto do Desarmamento, qualquer indivíduo que esteja capacitado é permitido usar uma arma de fogo. Já o porte de arma é proibido, o porte de arma consiste em portar e transportar uma arma em qualquer local público desde que seja fora de sua residência ou seu local de trabalho. Há casos excepcionais de porte de arma em casos de realização de atividade profissional (Vírgula) seja por riscos ou ameaças, mas para isso o indivíduo terá que justificar na Polícia Federal sua necessidade de porte de arma, que é um processo complexo. (Reestruture)

Entendendo a diferença entre posse e porte de arma podemos concluir (Evite primeria pessoa) que o porte de armas em um país tão violento como o Brasil o livre porte de armas (Use sinônimos) não seria um bom avanço. (Não compreende a estrutura do texto)

Mas temos que admitir que existem pós e contras. A população estaria mais segura de si podendo sair "tranquilo" nas ruas, podendo se defender em casos de furto, tentativas de homicídios e tentativas de estupros , contudo em pequenas discussões e desentendimentos a violência será bem maior. Com o porte de armas aprovado as cadeias ficariam vazias , um dos problemas atualmente está sendo a pequena estrutura das prisões e presídios que não podem abrigar muitos presos. O comércio ilegal de armas terá um grande avanço , e qualquer pessoa teria acessibilidade até porque o preço das armas irá diminuir gerando assim muito lucro para o comércio , porém dando acessibilidade aos criminosos. (Não compreende a estrutura do texto. Reformule)

A proposta sugerida é investir mais na educação para tirar jovens das ruas evitando que eles entrem no mundo das drogas e no mundo do crime. (Vírgula) além de mais oportunidades de emprego. Mais policiamento nas ruas e em locais públicos e privados para maior proteção da população. Mais estrutura nas cadeias e presídios para abrigar mais detentos e aumento da penalidade. Podemos observar então que o livre porte de armas não será um bom avanço para a população pois não irá diminuir a violência, pelo contrário, só daria mais oportunidade para acontecer maldade.

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     250


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200