Uma vez que o livre porte de armas significa o aumento do número desses artefatos na sociedade, não faz nenhum sentido falar em progresso, haja vista que esse último tem a ver com um estado de paz social, o que é difícil numa sociedade em que grande parte dos cidadãos têm o direito de andar armado com um objeto mortal. Logo, o livre porte de arma de fogo é uma medida que o Brasil deve prescindir.
Num país que, em apenas um ano - 2016 -, contou com mais de 60 mil mortes por causas violentas, as quais a maior parte foi provocada por armas de fogo, é conspicuamente insensato não concordar que, com a extensão do direito ao porte de arma, o número de mortes violentas no país seria muito maior. Basta ver o caso dos EUA, onde a população sem antecentes criminais tem livre acesso ao porte de arma, e onde, infelizmente, quase todos os meses, um atirador mata dezenas de pessoas. (Delimite e desenvolva mais as ideias desse parágrafo. Você está no caminho)
Vale lembrar ainda que, no Brasil, desde a implementação do Estatuto do Desarmamento, em 2005, o número de vidas salvas graças a essa Lei foi de 160 mil. Isso evidencia que a redução do número de armas de fogo é um meio mais efetivo de alcançar a paz e, assim, o progresso socia (Desenvolva mais essa ideia)l. De fato, não se apaga um incêndio jogando gasolina nas chamas.
Portanto, cabe à sociedade civil o papel de buscar a paz social, promovendo caminhadas, bem como pessoas do mesmo bairro devem se juntar e fundar organizações comunitárias em que se trate questões sobre segurança e criminalidade; nas escolas, palestras devem ser feitas, tratando da extensão da violência, ao mesmo tempo em que a educação formal deve ser enfatizada como meio efetivo para alcançar o bem-estar social. Dessa forma, o país progredirá sem recorrer às armas. (Proposta apresentada de maneira superficial)
Comentários do corretor
Desenvolva mais algumas discussões apresentadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |