No Brasil, o debate sobre o livre porte de armas de fogo voltou a ganhar notoriedade após a popularização do possível candidato a presidência em 2018, Jair Bolsonaro, que defende essa e outras ideias polêmicas. O bom cidadão precisa ter acesso às armas para defender-se ou isso seria um retrocesso? (Desenvolva mais o parágrafo de introdução e apresente a tese)
Muitos são favoráveis a essa ideia e creem que seria um avanço para a sociedade brasileira, pois tal medida inibiria a ação de malfeitores. Acredita-se que seria uma solução para a violência principalmente contra as mulheres porque uma arma igualaria as forças entre agressores e vítimas. Segundo estatísticas nacionais, nos últimos sete anos os latrocínios aumentaram em mais de cinquenta por cento e qualquer medida que possa inibir isso seria bem-vinda. (Não argumenta, apenas expõe)
Esse discurso (Vírgula) porém (Vírgula) é ingênuo e muito otimista (Vírgula) visto que o cidadão de bem possivelmente não saberia manusear tal instrumento com a destreza dos maus cidadãos, podendo resultar em acidentes ou numa maior violência do bandido. Um exemplo disso é o país dos Estados Unidos que apesar da liberação do porte, ainda sofre muito com atendados e mortes por arma de fogo. (Desenvolvimento limitado)
Diante disso, é possível perceber que querer a liberação de aramas armas de fogo é um "grito" de uma sociedade desesperada em meio a violência. Dessa forma, uma solução seria o Estado fiscalizar com maior rigor as fronteiras do país para evitar que os marginais consigam munição e artilharia, assim a ação da polícia militar contra os transgressores da ordem seria muito mais eficaz e a violência diminuiria. (Desenvolva mais o parágrafo de conclusão)
Comentários do corretor
Desenvolva mais as discussões apresentadas no texto, uma vez que estão limitadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |