É notório que quando o assunto é o porte de armas, (Sem vírgula) a população entra em um cabo de guerra. De um lado há os que consideram um avanço, ainda mais no cenário atual. Em contrapartida há aqueles que consideram um retrocesso. (Desenvolva mais o parágrafo de introdução e apresente a tese)
Sabe-se que quando se anda na rua atualmente, muitas pessoas têm o receio de ser assaltada ou rendida por um bandido (Reestruture esse período). Nesse contexto os que consideram o porte de arma um avanço argumentam que esses tipos de casos diminuiriam caso a população estivesse armada, pois assim o bandido iria pensar duas vezes antes de cometer qualquer atrocidade contra o cidadão e com isso o índice de criminalidade no país diminuiria.
Entretanto há também pessoas que consideram o porte de arma um retrocesso. De acordo com uma pesquisa recente divulgado pelo instituo de pesquisa Datafolha 56% dos brasileiros são contrários ao porte de arma. Nesse caso eles justificam essa posição dizendo que com mais arma na mão de pessoas a criminalidade iria aumentar ao invés de diminuir (Vírgula) e que também pela falta de conhecimento sobre armas, (Sem vírgula) as pessoas não acabariam usando da maneira adequada, gerando mortes imprevistas no cotidiano.
Diante do que foi exposto fica claro que há realmente uma divergência em relação ao porte de arma. Mas não devemos (Evite primeira pessoa) desanimar da perspectiva de solução. Dessa forma cabe aos responsáveis legais encontrar uma forma de armar a população de uma maneira ''legal'' , enfim realizando cadastramentos, consulta com psicólogos, para armar quem realmente não irá oferecer riscos e também aos mais necessitados. Como os que moram em locais isolados e convivem com a criminalidade. (Reestruture o parágrafo de conclusão, pois está superficial)
Comentários do corretor
Delimite e desenvolva mais as discussões, pois foram abordadas de modo superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |