Armas de fogo são a melhor opção? - Banco de redações


O livre porte de armas no Brasil: avanço ou retrocesso?

Enviada em: 11/03/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Um tema que recentemente vem ganhando grande repercussão é o livre porte de armas de fogo no Brasil. O assunto divide opiniões e gera um grande debate. (Apresente a tese e mais discussões que serão desenvolvidas ao logo do texto)

A proposta foi recentemente levantada pelo candidato a presidência (Vírgula) Jair Bolsanaro (Vírgula) como um projeto de lei para seu governo, ele garante que isso vai diminuir a violência e trazer maior segurança pessoal. (Não compreende a estrutura do texto)

O que não é levado em conta pela população são os riscos que tudo isso pode causar, ter em sua casa uma arma de fogo pode ser não tão favorável assim numa briga de família, por exemplo, o que pode acabar levando a um desfecho trágico e fatal. Reagir a um assalto, (Sem vírgula) seria outra situação que certamente acabaria em morte ou grandes ferimentos. 

Levar consigo um objeto que oferece risco a vida do próximo exige muita preparação psicológica, o que na teoria pode ser muito simples, mas será que na hora do sangue quente (Reestruture essa ideia) alguém vai lembrar do que foi dito na preparação? Maior parte das pessoas não conseguem ser racionais numa situação de risco.

Se a proposta é acabar ou diminuir significantemente a violência, será que esse é o melhor meio? Dar acesso a uma coisa que mata a uma população sem preparo psicológico? (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo)

Países com porte de arma liberado são coincidentemente os que apresentam maior numero de violência em todas as formas. (Não compreende a estrutura do texto)

O melhor caminho para proteger a vida e a integridade dos cidadãos é reforçar a segurança dos mesmos (Use quando houver ideia de igualdade), investindo assim em melhor preparo policial, combate a criminalidade e aumentar o número de agentes nas ruas.


 

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     250


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200