Para “Valeria Nunes de Almeida” (Sem aspas), os homens fracos se tornam valentes quando portam armas de fogo. E o bom cidadão (Defina "bom cidadão"), como sempre desarmado sua vida. (Desenvolva mais o parágrafo de introdução. Além disso, apresente a tese)
Na sociedade atual, muitas pessoas andam pelas ruas em alerta, com medo de serem surpreendidas, assaltadas ou até mesmo rendidas por bandidos e expostos a situações de risco. E inegável que os opositores do desarmamento torne-se imprescindível ao porte de arma (Como assim? Reestruture essa ideia). Pois garante ao cidadão o direito de defesa.
Portanto com a liberação do porte de armas de fogo poderá acarretar transtornos em vários ambientes (Vírgula) inclusive até mesmo doméstico. Por que Porque o cidadão com arma em seu poder tentará se defender em situação crucial e potencializará em atos consequentes de mortes. (Reestruture e desenvolva mais)
Para que essa liberação venha acontecer vários fatores estarão sendo avaliados. Desde a melhoria na formação, disciplina e pagamentos dos policiais até as leis mais severas e punições dos criminosos. Sendo assim (Vírgula) futuramente (Vírgula) investir em projetos educacionais tendo como objetivos a educação das crianças, dos jovens e adolescentes já e o suficiente para que não venham inserir posteriormente no mundo do crime.
Presume-se que com liberação do porte de armas muitos se beneficiarão (Quem são esses "muitos"?) sendo um retrocesso para a população brasileira (Por quê? Evidencie no texto). Por que não adianta desarmar um cidadão de bem, um pai de família e permitir o criminoso armado.
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, uma vez que há problemas de adequação. Além disso, delimite e desenvolva as discussões, pois estão limitadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 300 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |