O Brasil, atualmente, vive um momento de impasse. Existe uma tensão de uma parcela da população que acredita que com o livre porte de armas de fogo no país, (Sem vírgula) isso possa ocasionar uma onda maior de mortes por acidente, ou mesmo, proposital. Tendo em mente que apenas no ano de 2016, (Sem vírgula) mais de 60.000 mil pessoas foram mortas em todo o país por armas de fogo. (Apresente mais discussões que serão desenvolvidas ao longo do texto)
Nelson Mandela, primeiro presidente da África do Sul, disse o seguinte: "A educação é a melhor arma que você pode usar para mudar o mundo", a partir desta frase deve-se tomar consciência de que, ainda em tempos onde a perversidade do ser humano é inestimável, há possibilidades, mesmo que sejam mínimas, de existirem pessoas que façam um uso de tais objetos que vão além da violência. (Desenvolvimento limitado)
Um levantamento de 2009, feito pelo Jornal Folha de São Paulo, indica que 75% dos entrevistados que sofreram latrocínio ocorreu por motivo das vítimas terem reagido. Assim, vemos quê (Evite primeira pessoa) com o livre armamento, (Sem vírgula) o Brasil passará por uma época de terror, onde na qual vítimas e assaltantes poderão trocar tiros em locais públicos, podendo haver várias pessoas ao seu redor, assim aumentando significativamente o número de vítimas. (Reestruture)
Existem leis contra armamento no país, ao invés de tentarem deixar livre o uso de armamento de fogo, seria plausível a atualização dessas leis para tornar o crime com tais objetos obsoleto ou inalcançável. O Brasil é um país de grande diversidade, mas também é um país de muito preconceito e intolerância, uma atitude de tal nível deve ser algo para não se cogitar nem em épocas de extremas necessidades. (Reestruture e desenvolva mais a proposta de intervenção, pois está superficial)
Comentários do corretor
Desenvolva mais as discussões apresentadas no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |