Nos últimos anos, os índices de violência aumentaram bastante, principalmente nas grandes cidades (Desenvolva essa ideia no texto). Roubos, homicídios; lesões e mortes por armas de fogo são consequência de uma guerra, (Sem vírgula) da qual, (Sem vírgula) todos podem ser vítimas. Esse conflito, (Sem vírgula) deixa um legado negativo para os cidadãos de bem, fica, (Sem vírgula) o sentimento de impotência, revolta e medo.
Como em uma guerra, o lado mais fraco busca recursos e elabora estratégias para vencê-la. Na guerra das cidades não é diferente. As pessoas buscam alianças e apoiam ideias extremas como o livre acesso as armas. O argumento é forte, (Dois pontos) a possibilidade de autodefesa e a certeza de estar protegido. Além disso, a história relata que as guerras são vencidas com armas. (Reestruture e desenvolva mais, pois o desenvolvimento está limitado)
Porém, na guerra, é necessário o conflito, esse, (Sem vírgula) resulta na morte de muitas pessoas. (Vírgula) ou Ou seja, revogar o estatuto do desarmamento pode ser considerado um retrocesso. (Vírgula) visto que, (Sem vírgula)há enorme possibilidade de aumento da ocorrência de homicídios, em legítima defesa, por brigas de trânsito e acidentalmente (Como assim?). Poderá haver também inúmeros casos de excesso (Como assim? Reestruture essa ideia) sendo que ocorre com os próprios policiais, profissionais treinados que lidam com situações extremas todos os dias.
Ainda, até onde o civil é amparado por lei após efetuar um ou mais disparos? (Evite esse tipo de construção. Reformule) A sensação de segurança aumentará ou será menor que hoje? Visto que qualquer pessoa poderá estar armada e, eventualmente, efetuar um disparo. Estabelecimentos comerciais terão que a adotar mediadas extras de segurança. (Reestruture)
A solução não é simples e requer grandes investimentos. Os esforços devem ser concentrados na retenção do abastecimento das armas que servem o crime. Enrijecimento da lei, investimento em tecnologias de segurança e oferta de salários compatíveis aos profissionais, afim a fim de mantê-los motivados. (Desenvolva mais a proposta de intervenção, uma vez que está limitada)
Comentários do corretor
Elabore um projeto de texto, pois há problemas no desenvolvimento das ideias. Além disso, reveja o uso da vírgula e a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 300 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |