O livre porte de armas no Brasil: avanço ou retrocesso? - Banco de redações


O livre porte de armas no Brasil: avanço ou retrocesso?

Enviada em: 07/03/2018

Status:

Corrigida
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É inquestionável que, (Sem vírgula) em um país com grande histórico de violência, e que registrou no ano de 2016 cerca de 61.619 mortes violentas, a grande parte delas, (Sem vírgula) ocasionadas por arma de fogo, a medida é vista como um retrocesso. Não meramente para os especialistas, mas para o contingente demográfico brasileiro, que segundo pesquisas do Datafolha, mais que a metade da população se mantem contraria a decisão. (Ideias pertinentes, mas precisam ser reestruturadas)

É incontrovertível que, (Sem vírgula) todo esse debate supracitado é acarretado de uma série de imbróglios impetuosos que enfrentamos (Evite primeira pessoa) diariamente, seja de conjuntura direta (na nossa família, amigos ou conhecidos) ou de conjuntura indireta (através dos noticiários). Tais atos ocasionam revoltas, fazendo com que a nação brasileira queira tomar posicionamento, fazendo ''justiça com as próprias mãos'', além da necessidade de se sentir seguro e protegido. Todavia, isso acarretaria um retrocesso descomunal, uma vez que, (Sem vírgula) o cidadão honesto que sai armado, (Sem vírgula) não sabe manejar uma arma de fogo, pondo sua vida e a vida de outras pessoas em risco. Segundo João Paulo II, a violência destrói o que ela pretende defender: a dignidade da vida, a liberdade do ser humano. (Delimite e desenvolva mais)
 
Por conseguinte, é necessário que a regência brasileira trabalhe para dar segurança aos habitantes, intervindo diariamente em pró dos cidadãos. Os meios de comunicação, (Sem vírgula) precisam trabalhar em meio da conscientização, mostrando que tal decisão seria um retrocesso descomunal, não permitindo tal ato que poderia ser considerado o fim de uma nação. (Reestruture e desenvolva a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Elabore um projeto de texto antes de desenvolver a sua redação, uma vez que existem problemas de progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200