É notório que o país vem passando por vários períodos de grandes mudanças; (Dois pontos) aumento nos comércios, a gasolina sempre em alta, mudanças na previdência social, tudo que era para melhoria do povo brasileiro vem mostrando o oposto, onde em que a população tende a reduzir ainda mais os seus gastos para conseguir pagar as suas contas. (Reestruture. Além disso, reflita: qual é a relação desses problemas com o porte de arma? A ideia não está clara)
A sociedade com toda turbulência que passa em seu dia-dia dia a dia, pagando todos os seus impostos é estagnado pelo poder público (Como assim?), pois a proteção que era para ser o primeiro problema a ser resolvido está ficando a desejar. As pessoas todos os dias saem de seu lar com medo de não saber se vão voltar e como estará sua residência, com tanta violência, assalto que o país vivencia, pois a proteção nas ruas está cada vez mais árduo. (Reformule. Delimite e desenvolva os argumentos)
Com todos os holocaustos acontecendo, a insegurança das pessoas fazem com que venham a se proteger com que se pode, principalmente por aquelas pessoas sem condição nenhuma, de moradias extremamente precárias, enquanto os poderosos estão assegurados, sem preocupação, nulo, assim população desprotegida, procurando um meio de ajuda para solucionar. (Reestruture)
Vistos que cada vez mais está indecidido o que se pode e o que não se pode, o que é correto o que não é, se fará bem ou trará consequências, a deliberação por seus direitos tem a ser mais veloz (Como assim?), pensar no hoje das pessoas, dar a elas o que é de seu direito, o prometido quando se é elegido no governo, para não cair sempre na contradição, fazendo com a população faça valer a sua maneira, correndo risco, porém, (Sem vírgula) arrumando uma maneira de proteção a ele e sua família, no fato da igualdade tem a que ser merecida a todos, sem desmerecendo classes sociais, mais monitoramentos nas ruas, (Sem vírgula) para um descanso um pouco melhor para as pessoas. (Reestruture. Apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão), pois existem problemas de desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 270 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |