O livre porte de armas no Brasil certamente seria um retrocesso, (Ponto final) Em meio à a tanta violência, um cidadão sem o conhecimento necessário para o manuseio de uma arma, (Sem vírgula) teria grandes chances de ser baleado antes mesmo de conseguir tocar nela. (Reestruture o parágrafo de introdução e apresente a tese)
Com a legalização do porte de armas de fogo, qualquer indivíduo poderia obtê-la sem ter que explicar o motivo, ou a razão para fazer uso de tal (Reveja essa informação). Em nosso (Evite ideia de primeira pessoa) país milhares de mortes são causadas pelo alto índice de violência, a maior parte por armas (Apresente dados. Além disso, desenvolva mais).
Atualmente existem muitas falhas no controle da segurança pública, tornar o uso de armas legal, (Sem vírgula) só aumentaria o risco de balas perdidas, além de poder tornar brigas banais em grandes massacres. Como disse Jean-Paul: "A violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, sempre é uma derrota" (Ponto final)
Comentários do corretor
Apresente fatos e os desenvolva no texto, pois a discussão está limitada. Além disso, reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 20 | Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 20 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 160 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |