Os dissabores da falsa segurança - Banco de redações


O livre porte de armas no Brasil: avanço ou retrocesso?

Enviada em: 04/03/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

De acordo com o iluminista Thomas Hobbes, é papel do Estado promover a ordem social, por esta razão o Congresso Nacional discute o livre porte de armas no Brasil. Dessa forma, o armamento civil diminuiria a falta de segurança e, mais ainda, a sensação de impotência do cidadão. No entanto, a utilização deste recurso evidencia o retrocesso do país diante da ineficácia do sistema público de incrementar a segurança.

É importante pontuar, de início, que o artigo 144 da Constituição Federal discorre sobre o dever do Estado em garantir a segurança pública. Contudo, é notório a deficiência do país nesse quesito, uma vez que o índice da violência aumentou de maneira vertiginosa nos últimos anos (Apresente dados que comprovam essa afirmação). Nesse contexto, muito se tem discutido sobre a flexibilização do acesso à arma de fogo ao cidadão, (Sem vírgula) como forma de minimizar a falta de segurança. Entretanto, defender-se de um assalto, por exemplo, não significa, necessariamente estar seguro, posto que a insegurança não é causada por crimes isolados, mas por uma estrutura que os sustenta (Excelente. Desenvolva mais essa ideia no texto).

Ademais, outro fator a ser considerado pelos defensores do livre acesso ao porte de armas, (Sem vírgula) é a sensação de impotência do cidadão diante dos constantes assaltos. Contudo, armar o cidadão não é garantia de segurança, pois este não é capacitado ao manuseio deste artefato. Concomitantemente, segundo dados do Datafolha, divulgados em 2016, houve um crescimento nos casos de mortes ocasionadas por arma de fogo, fato visto como um retrocesso, em virtude do Estatuto do Desarmamento, no ano da sua implantação, ter reduzido consideravelmente esses índices. (Desenvolva mais)

O armamento civil, portanto, não resulta na melhor forma de atenuar a insegurança instalada no país. Sendo assim, conforme a visão hobessiana, é necessário a união dos três poderes – Legislativo, Executivo e Judiciário – com o intuito de combater a violência de maneira eficaz, por meio da criação, reforma e fiel cumprimento das leis e da sua aplicabilidade, para garantir a segurança, o bem-estar e a justiça social. Além disso, a mídia deve usar a sua influência, disseminando informações, afim a fim de esclarecer a população sobre a falsa sensação de segurança proporcionada pelo uso da arma de fogo, além dos perigos domésticos os quais ela pode suscitar. Assim, com essas medidas, a população viverá com maior segurança e proteção.
 

Comentários do corretor


O texto apresenta ótimas ideias, no entanto algumas precisam ser mais desenvolvidas no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200