Laranja mecânica e a ultraviolência no Brasil - Banco de redações


O livre porte de armas no Brasil: avanço ou retrocesso?

Enviada em: 02/03/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No filme "Laranja Mecânica", dirigido por Stanley Kubrick em 1971, há a idealização de uma Londres futurista marcada pela "cultura" da ultraviolência, a qual seu protagonista Alex, jovem de 14 anos, juntamente com sua gangue (Vírgula) realiza atos de extrema violência motivados por ódio ou simples divertimento. Tal conjuntura, embora fictícia, também pode ser notada no Brasil, caso o livre porte de armas de fogo vingar, uma vez que a população brasileira não é preparada, em nenhum nível de ensino, para o uso de armas. Além disso, esse livre acesso permitirá o armamento de grupos de ódio por todo o país. 

Pode-se citar como um dos motivos que impulsionam o debate sobre a flexibilização do acesso à armas é a falta de crédito do poder público de garantir ao brasileiro a segurança em seu cotidiano. A cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, está sob a intervenção do exército - ato apoiado pelo presidente Michel Temer e prescrito na constituição de 1988 - cujo principal objetivo é desarmar chefes do narcotráfico e devolver aos cariocas a liberdade de locomoção em sua própria cidade. Ainda, segundo o periódico El País, a maior parte das mortes registradas em 2016 foi por armas de fogo, ratificando ainda mais a afirmação de que o uso de revólveres, rifles etc., não garantem a segurança individual. (Bons argumentos, porém não estão desenvolvidos)

 

 

 

 

Convém lembrar ainda que a maior parte dos brasileiros se posicionam contra a flexibilização do acesso à armas no país. Dos 56% dos entrevistados em uma pesquisa do Datafolha, (Sem vírgula) se declaram contrários ao uso de armas estendido a todos os cidadãos. Infelizmente, o Brasil ainda é um país marcado por tradicionalismos e preconceitos (Desenvolva essa ideia); permitir o acesso livre a esses artefatos mortais possibilitará à a "militarização" e o armamento de grupos de ódio, como os skinheads, existentes por todo o país, resultando em verdadeiras chacinas de "minorias" - a comunidade LGBT, nordestinos e negros (frequentes nos Estados Unidos, por exemplo - local onde o porte de armas de fogo é livre). 

Em decorrência disso, cabe ao Terceiro Setor - composto por entidades que buscam se organizar para conseguir melhorias na sociedade - informar e conscientizar, por meio de palestras e grupos de discussão, (Sem vírgula) sobre o perigo que é o uso de armas de fogo e sobre a necessidade de uma formação técnica especializada para o seu manuseio. Além disso, o Governo Federal deve investir ainda mais na capacitação dos profissionais das Policias Civil, Militar e Federal. Assim, o país estará mais guardado contra a necessidade de cada cidadão possuir uma arma para garantir sua segurança. (Boa proposta, mas tem de ser mais desenvolvida)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários do corretor


O texto apresenta ótimos argumentos, no entanto precisam ser mais explorados no texto. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200