Promulgada no fim de 2003 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a lei que regulamenta a posse de armas de fogo (denominada Estatuto do desarmamento), ainda gera dúvidas em muitos cidadãos. Conforme a lei, civis só devem possuir armas em casos de necessidade, sendo essa necessária a sua comprovação. (Reestruture o parágrafo de introdução. Além disso, apresente a tese)
Apesar do Estatuto ter diminuído o número de homicídios por ano no país (Apresente um dado que comprove isso), muitos pessoas acreditam que o livre porte de armas seria uma alternativa que poderia melhorar o país diante de algumas injustiças (Por quê? Desenvolva essa ideia no texto). Hipoteticamente, se o porte fosse liberado (Vírgula) diminuir-se-iam a venda ilegal de armas, porém seria muito mais fácil roubar, matar e usar o gatilho como forma de expressar raiva (Reestruture essa ideia, pois ela é presente no senso comum). Aqueles que se dizem contrários, (Sem vírgula) defendem suas ideias de forma que, (Sem vírgula) a arma serviria para defesa pessoal contra assédios e brigas (Reestruture essa ideia).
Tendo como base as capitais, o percentual de pessoas a favor do uso exclusivo de armas de fogo, felizmente está acima das pessoas contrárias a lei, sendo esse contabilizado em 62%. Apesar dos dados não serem tão recentes, eles ainda representam boa parte da população brasileira que hoje vive em meio a violência promovida pelas armas de fogo. (Reestruture e desenvolva mais)
É necessário “converter” as pessoas convictas de que uso livre de armas progrediria o mundo (Cuidado ao fazer esse tipo de afirmação. Reestruture). Para resolver esse impasse seria necessário, (Sem vírgula) que o escolas e instituições promovessem workshops a fim de ensinar sobre o uso errôneo das armas. Além disso, é preciso que as famílias procurem sempre, caso houverem haja problemas, a polícia militar de seu estado para que encontrem uma solução sem o uso da violência que rodeia a sociedade. Destarte, as pessoas encontrariam paz e sossego de forma que o Estatuto de desarmamento prevê em seus artigos. (Reestruture e desenvolva a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Embora as discussões sejam pertinentes ao tema, precisam ser mais desenvolvidas. Dessa modo, elabore um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |